28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

CCR MSVia implanta Painel em Nova Alvorada do Sul

A- A+

A CCR MSVia implanta amanhã, a partir das 9h da manhã, o segundo Painel Eletrônico de Mensagens Variáveis da BR-163/MS. A operação envolverá equipamentos pesados de içamento e cerca de 25 pessoas (entre colaboradores da empresa e de fornecedores). Por questões de segurança, a operação implicará em interdições momentâneas do tráfego. O equipamento será instalado em um pórtico implantado na altura do km 370.

“Os usuários da Capital puderam observar na implantação do primeiro PMV, na saída para São Paulo, que buscamos interferir o mínimo possível no tráfego”, diz o engenheiro Keller Rodrigues, Gestor de Interação com o Cliente da CCR MSVia. “Mesmo assim solicitamos atenção dos motoristas e motociclistas que trafegam pela região, para evitar acidentes”.

A CCR MSVia providenciará ampla sinalização do trecho, de maneira a alertar os condutores para os riscos de ocorrência de trânsito lento e, até, eventuais paralisações do tráfego.

“O PMV vai representar um salto de qualidade na maneira de a CCR MSVia se comunicar com os usuários, alertando em tempo real sobre obras, acidentes e outras ocorrências que possam interferir nas viagens”, diz o engenheiro. “É um canal de comunicação muito importante para orientar os usuários e evitar acidentes”.

No total, a CCR MSVia vai implantar 18 painéis desse tipo ao longo da rodovia nos próximos meses. Além disso, vai continuar operando os atuais 17 PMVs móveis utilizados pelo SAL (Serviço de Atendimento ao Usuário) em situações de emergência ao longo do trecho.

O PMV

Com 8,4 m de largura, 2 m de altura e cerca de 800 kg de peso, o PMV tem display monocromático composto por 145 placas de LED, totalizando 25.520 mil LEDs, com a visualização a centenas de metros de distância. Sua capacidade é de mensagens com até nove linhas com 53 caracteres cada, podendo variar conforme o tipo, altura e espaçamento dos mesmos, bem como do espaçamento entre as linhas.

Esse tipo de equipamento é utilizado nas mais modernas rodovias do País para estabelecer comunicação preventiva com os motoristas. Operado à distância pelo Centro de Controle Operacional da CCR MSVia, permitirá informar sobre obras, acidentes ou outras ocorrências na pista, prevenindo sobre interdições, desvios ou lentidões de tráfego. O PMV também é um importante canal de veiculação de mensagens didáticas de segurança de trânsito.

Karla Machado com Assessoria