22 de maio de 2024
Campo Grande 23ºC

INTERIOR | CORUMBÁ (MS)

Corpos de secretário de governo e assessor são achados no Rio Paraguai; vereador sobreviveu

Delegado diz que depende de laudos da Marinha e perícia para abrir investigação

A- A+

Foram encontrados na 2ª.feira (21.nov.22) os corpos do secretário adjunto de governo da Prefeitura de Corumbá (MS), José Roberto do Nascimento Júnior e do assessor de vereador do município, Reinaldo Vilalva.

Eles estavam desaparecidos no Rio Paraguai desde a tarde de sábado (19.nov.22), quando saíram para nadar na companhia do vereador Elio Moreira Junior (PTB), conhecido e eleito como Elinho Verde Frutti — a quem Vilalva assessorava.

De acordo com que narrou o vereador, ele os amigos se deslocaram em um barco de pequeno até uma prainha no Rio Paraguai, onde se refrescaram. No trajeto de retorno, de acordo com a narrativa do vereador, a popa da embarcação deu pane e quando voltou a funcionar, a manete estava engatada com marcha à frente, o que causou um movimento brusco e os três ocupantes se desequilibraram e caíram na água. 

Élinho teria conseguido livrar-se da correnteza e nadar até a margem do rio onde foi resgatado por um piloteiro. 

Os outros dois ocupantes da embarcação teriam desaparecido assim que caíram na água. 

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, o 1º a ser localizado foi José Roberto, achado morto às 10h da 2ª (21.nov), boiando a cerca de nove quilômetros do local de onde desapareceu.

Mais tarde, por volta das 16h40 a equipe de resgate encontrou o corpo de Reinaldo Vilalva, achado boiando a 17 quilômetros de onde ocorreu o suposto incidente.

Nesta 3ª.feira (22.nov.22), o Delegado da 1ª DP de Corumbá, Iago Adônis, explicou ao MS Notícias que a ocorrência foi passada pelo Corpo de Bombeiros Militar comunicando que havia ocorrido um suposto acidente e que de agora em diante serão feitos os procedimentos de perícia para apurar a dinâmica dos fatos. “O inquérito vai ser iniciado ainda. A ocorrência foi passada para a gente pelo Corpo de Bombeiros ontem, formalmente”, disse. 

“Sabemos a narrativa de que teria sido um acidente. Que o tranco do motor os dois teriam caído no rio. Só que para chegar a alguma determinação final, a gente vai precisar fazer a perícia no barco para saber se esse barco realmente pode ser iniciado com marcha para frente, porque nem todos os barcos podem ser ligados assim”, explicou o delegado.

O delegado também explicou ao site que ainda não se sabe qual a exata causa da morte das vítimas. “Porque quando eles caíram na água o barco ficou rodando e pode ter atingido as vítimas. É uma das hipóteses, além da hipótese de afogamento”, comentou. O laudo do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IML) deve ajudar neste ponto, pois segundo o Corpo de Bombeiros, ois corpos já estavam em estado avançado quando foram encontrado, não dando para identificar ferimentos.  

A testemunha (piloteiro) que supostamente salvou o vereador também ainda não foi ouvido. “Está tudo bem recente, estamos dependendo dos laudos da Marinha e da perícia”, esclareceu.

Iago disse que a expectativa é que o Polícia consiga desvendar a dinâmica do acidente em 30 dias.

O caso será investigado na 1ª delegacia de Polícia Civil de Corumbá.

O QUE DIZ ELINHO 

Elinho, vereador de Corumbá. Foto: ReproduçãoElinho, vereador de Corumbá. Foto: Reprodução

Ele fez um post lamentando a morte de Reinaldo: "Meu “CAMAGADA” como vc mesmo dizia… Que dor meu amigo, companheiro, parceiro. Obrigado por tudo, que Deus dê muita força para a sua família e para todos nós que vamos seguir aqui, sem a alegria da sua companhia física! Descanse em Paz Reinaldo Vilalva! (sic)", escreveu no Facebook. 

No dia anterior Elinho havia lamentado a morte de José Roberto: "Ainda sem entender e com muita tristeza eu quero te dizer… “Te amo meu amigo, obrigado por ter feito a minha vida mais feliz e meus dias mais alegres com a sua presença… Vc é luz, alegria e bom humor, obrigado por cada segundo que pudemos, eu e minha família compartilhar da sua presença aqui na terra…” Que Deus dê muita luz, mansidão e força pra todos nós, em especial para a sua família linda que tanto te ama. Descanse em Paz!  (sic)", postou. 

José foi enterrado às 14h e Reinaldo às 16h30 desta 6ª.feira (22.nov) ambos no Cemitério Santa Cruz em Corumbá.