28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Curso de formação de professores indígenas oferece 80 vagas no Estado

A- A+

A SED (Secretaria de Estado de Educação) está com 80 vagas abertas para curso formação de professores indígenas em Mato Grosso do Sul. As vagas do Curso Normal Médio Formação de Professores Indígenas são distribuídas entre a 3º turma Povos do Pantanal e a 5º turma Guarani/Kaiowá-Ára Verá.

Segundo Dourados Agora, o edital foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado. As inscrições serão realizadas em cada comunidade local por uma Comissão Local constituída e designada pelo Movimento dos Professores Indígenas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação local.

A taxa de inscrição é gratuita e para se inscrever na 3º turma, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental, morar em comunidade indígena do território etnoeducacional Cone Sul e Povos do Pantanal, ser das etnias Atikum, Guató, Kinikinau, Kadiwéu, Ofaié e Terena, além de possuir a anuência por escrito da liderança da comunidade.

As vagas são para Anastácio, Aquidauana, Brasilândia, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Rochedo. Já para se inscrever na 5º turma, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental, ser indígena, morar na comunidade indígena do território etnoeducacional Cone Sul, ser da etnia Guarani ou Kaiowá e possuir anuência por escrito da liderança da comunidade.

As vagas são para Amambai, Aral Moreira, Antônio João, Bela Vista, Bataguassu, Carapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, El Dourado, Iguatemi, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Tacuru e Sete Quedas.

O curso será oferecido em regime de alternância em período integral, assim distribuído: Tempo Escolar (TE) e Encontros de Polo que ocorrerão nos meses de janeiro e julho. Mais informações pelos telefones (67) 3318-2218 ou (67) 3365-8397.

Dany Nascimento