25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Escola Estadual de Aral Moreira realiza hoje 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes

A- A+

Hoje, a Escola Estadual João Vitorino Marques realiza a 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros de Aral Moreira. O evento, que será promovido a partir das 13h, no Campo Municipal, tem por objetivo despertar o interesse dos alunos para a Astronomia e incentivá-los a se enveredarem no mundo das pesquisas cientificas.

Um dos idealizadores do projeto, o professor Djalma Santos, explica que o projeto surgiu para estimular os alunos a participarem mais das aulas de Física. “Foi uma forma que pensamos de despertar nos estudantes o interesse e o prazer de aprender mais e melhor a disciplina. Considero ser uma prática diferenciada e inovadora de ensinar a Física”, destaca o professor.

Em sua sexta edição, a olimpíada é projeto realizado e idealizado por docentes da escola. “É uma competição de caráter cientifico. Trata-se de um lançamento de foguetes através de garrafas pet”, detalha o professor Emerson Macedo. As atividades iniciam-se em sala de aula com estudos teóricos e só depois os jovens passam para as aulas práticas, em ambiente aberto, para a construção dos foguetes. “Após essa primeira etapa os alunos formam suas equipes e dão inicio à construção dos foguetes, sempre com o apoio e as orientações dos professores que estão trabalhando com o projeto, tirando suas duvidas quando necessário”, afirma Macedo.

Este ano algumas novidades foram acrescentadas na programação do evento. “No primeiro ano da olimpíada realizamos o lançamento de foguetes com paraquedas. Desta vez, incluímos uma nova prova na qual o foguete tem que atingir um alvo fixo na superfície a uma determinada distância. Demos a ela o nome de "Lançamento de Precisão". Outro ponto que merece destaque é a participação de cidades vizinhas”, conta Djalma Santos.

Além da participação integral dos estudantes da Escola Estadual João Vitorino Marques, a olimpíada também contará com a presença de alunos de instituições municipais de ensino e da comunidade de Aral Moreira e cidades vizinhas. Para a segurança das equipes competidoras serão disponibilizados equipamentos como capacete e óculos especiais de proteção na hora dos lançamentos dos foguetes.

Karla Machado com Notícias MS