26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Livro sobre voleibol sul-mato-grossense será lançado na Capital

A- A+

Formados em educação física, os professores Wilson Anderson de Almeida e Valmir Moises Rabel lançam no dia  11 de dezembro, o livro "Resgate Histórico do Voleibol de Mato Grosso do Sul – SONHOS... HISTÓRIAS... JOGOS...”, que registra a história do Voleibol em Mato Grosso do Sul desde a criação da Federação até momentos atuais.

O evento será realizado no Armazém Cultural Cecília Meireles, às 19h.De acordo com Wilson Anderson, mais conhecido como Nando, o livro conta a história do Vôlei a partir das pessoas. “É um sonho realizado. Reunimos inúmeros fragmentos dos momentos e pessoas inesquecíveis que gostaríamos de compartilhar com os aficionados da modalidade. Essa capacidade de imaginar, fez com que tivéssemos a oportunidade de registrar de forma muito tranquila os ocorridos à tempos, diante da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS) a partir de sua fundação, das ações realizadas para o fomento do voleibol no que se refere a técnicos, dirigentes e atletas do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Nando ressalta que é importante esclarecer que a Federação de voleibol de Mato Grosso do Sul entra como um dos protagonistas nessa jornada mediante a qualidade de suas realizações corroborada pelas participações de Benjamin Insfran, Alex Acco, Talita Antunes e José Irio quando de suas participações em jogos do Circuito Nacional, Internacional e também em Olímpicas, com êxito e reconhecimento no meio esportivo e em nossa cultura esportiva.

Livro

O Livro inicia partindo do momento da concepção da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul-FVMS, relembrando de forma cuidadosa as ações com os participantes desta implantação iniciada em 1992. De acordo com Valmir Moises durante muitas pesquisas, tempo e organização foi dedicado ao livro principalmente pela identificação de fatos relevantes na história vindas a partir da década de 50.

“Desde quando iniciamos o livro, sempre tivemos cientes da grande responsabilidade de viabilizar e organizar as ações e seus protagonistas, ilustrando personagens contidos em seis décadas, elucidando impactos, contribuições e benefícios alcançados com a chegada do Professor Alcídio Pimentel e era dos jogos Noroestino e COPAGAZ e fatos e resultados recente no Vôlei de Praia”, explica Valmir.

Para a publicação do Livro, os professores tiveram apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Fundo de Investimento a Cultura da Fundação de Cultura de MS e para o lançamento recebam apoio da FVMS e da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte.

Dany Nascimento