29 de maio de 2024
Campo Grande 14ºC

COPA DO MUNDO DE 2022

Tite aposta em reservas e dá título inédito a Camarões

Gabriel Martinelli mostrou que pode ser aproveitado. Bruno Guimarães, por outro lado, mostrou pouca maturidade

A- A+

Ao apostar em seu time 100% reserva, Tite levou a Seleção Brasileira a ter sua 1ª derrota na Copa do Mundo do Catar nesta 6ª.feira (2.dez.22) no estádio Lusail e deu também para Camarões o título de 1º país africano a bater a seleção do Brasil numa fase de grupos de copas. 

Com uma equipe completamente sem sintonia, Tite levou algumas apostas para o campo e obteve a resposta a qual a torcida já lhe alertava, de que muitas das suas convocações não funcionam sem os titulares que hoje estavam no banco.

A crítica não se aplica, porém, ao homem mais velho do time, Daniel Alves, de 39 anos, que até fez um jogo regular e mostrou que pode ser usado. 

Daniel Alves, camisa 13, durante o jogo nesta 6ª.feira contra Camarões. Foto: FIFA World Cup Qatar 2022™

Outro que também merece ser separado da equipe é Gabriel Martinelli, que mostrou que pode ser aproveitado e tem potencial para ajudar os titulares, apresentado um estilo e garra. 

Martinelli deu trabalho para o goleiro camaronês. Foto: FIFA World Cup Qatar 2022Martinelli, camisa 26, deu trabalho para o goleiro camaronês Epassy. Foto: FIFA World Cup Qatar 2022™

Bruno Guimarães, por outro lado, mostrou pouca maturidade. Das 5 a 6 vezes que chegou em boa condição na porta do gol, Guimarães conseguiu isolar a bola, ou mesmo entregá-la de presente para o goleiro camaronês Devis Epassy com chutes sem personalidade.  

Bruno Gimarães mostrou pouca habilidade durante jogo contra Camarões. Foto: FIFA World Cup Qatar 2022Bruno Gimarães mostrou pouca habilidade durante jogo contra Camarões. Foto: FIFA World Cup Qatar 2022™

Eder Militão fez mais do mesmo e também parou no paredão o goleiro de Camarões. Gabriel Jesus fez um jogo abaixo da média e esteve apagado em campo, até que foi susbstituído. Juntam-se a ala dos apagados Rodrygo e Fred, que também acabaram susbstituídos no 2º tempo.  

A equipe de Camarões apresentou um futebol de alto potencial, deixando claro, mais uma vez, que não há equipes ruins nas atuais copas do mundo.

E a velha máxima vigorou: quem não faz, leva! Após várias finalizações porecárias da seleção brasileira, Camarões precisou de uma oportunidade para sair na frente. Já nos acréscimos, Vicente Aboubakar aproveitou vacilo da zaga e cabeceou para o fundo do gol de Ederson.

Com a derrota contra Camarões, o Brasil também chega a três Copas seguidas sem fechar a primeira fase com três vitórias – a última foi em 2006. Em 2010 e em 2014, a seleção empatou em 0 a 0 com Portugal e México, respectivamente. E em 2018, a Canarinho ficou no 1 a 1 contra a Suíça.

Apesar da derrota, o Brasil fechou a primeira fase em primeiro lugar do Grupo G e vai enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas de final na 2ª.feira (5.dez.22), às 16h (horário de Brasília).