26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC
agems MV
CARAAPO

Depilação

Jornal britânico diz que raspar o rosto com lâmina faz bem e previne o envelhecimento

Outro jornal britânico, o The Guardian, rebateu as afirmações

A- A+

A depilação com lâmina ainda é um assunto controverso para as mulheres, embora muito comum. O método é condenado por muitas pessoas por ser muito agressivo e ter um resultado meramente superficial, apesar de ser muito mais prático que os outros métodos, além de ser indolor. No entanto, o jornal britânico Daily Mail causou polêmica recentemente ao defender o uso da lâmina para depilar o rosto, afirmando que o hábito é saudável e, inclusive, ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

"Barbear o rosto ajuda a retardar o envelhecimento porque a lâmina estimula a produção de colágeno, o que diminui as rugas. Sempre que ocorre um trauma na pele, o colágeno é produzido para ajudar na renovação celular", afirmou ao jornal o dermatologista Michael Prager, que tem uma clínica de estética na Inglaterra.

Outro jornal britânico, o The Guardian, rebateu as afirmações. “Os hormônios masculinos engrossam a pele, dão maior densidade de colágeno e aumentam a produção de sebo, é por isso que eles envelhecem mais devagar. A questão da depilação é totalmente sem noção”, disse a editora de beleza do veículo, Anita Bhagwandas.

Depilar rosto com gilette: o que dizem os dermatologistas brasileiros 

Segundo a Dra. Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depilar o rosto da mulher com lâmina também não faz sentido e pode trazer riscos à pele. “A lâmina é agressiva à pele do rosto, que já é delicada, e pode acabar criando pequenos ferimentos”, afirma.

Ela explica outros meios são muito mais eficazes para esfoliar e manter a pele jovem por mais tempo. “Cremes esfoliantes e hidratantes para cada tipo de pele fazem muito mais efeito e deixam o rosto mais bonito sem causar danos”, pontua.

*Com informações do Bolsa de Mulher