O calendário de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul continua hoje (13) com o início da segunda etapa de imunização de rebanho bovino e bubalino no Estado. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), a segunda fase segue até o dia 27 de novembro e devem ser feita na região de fronteira (antiga ZAV).
Conforme o órgão, a imunização só precisará ser feita em animais com até 24 meses. A data limite para a realização do registro da vacinação será até o dia 14 de dezembro.
A mudança aconteceu através de um pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) ao Iagro, que ao apresentar os relatórios do Estado ao MAPA, recebeu daquele Ministério a liberação da obrigatoriedade da vacinação em todo o rebanho, como acontecia há oito anos.
Para a região do planalto, que também só vacinará os animais de até 24 meses, o período é de 03 de novembro a 07 de dezembro para aplicação e até 18 de dezembro para registro. Os criadores da região do pantanal que optaram pela vacinação somente nesta segunda etapa, devem vacinar o gado de mamando a caducando e registrar, no mesmo período determinado para a região do planalto.
Leia também
• Zé Teixeira reage ao responder sobre contratos de empresas de Dourados com Assembleia
• Carla é cautelosa, mas Vanderlei acha justo possível retorno de Mario Cesar à Câmara Municipal
• Mario Cesar prepara ‘surpresa’ para colocar os pés de volta na Câmara de Vereadores
• Feriado prolongado resulta em mais de 70 acidentes nas rodovias federais
O registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor, via web, no site da Iagro ou em casos específicos. Mato Grosso do Sul mantém há quatro anos o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, sem nenhum incidente registrado, desde então.