20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

EMPREGOS

Tanto novas quanto fechamentos de empresas batem recordes históricos

Ao todo 7903 empresas foram abertas e 3.961 negócios encerraram atividades em 2020. Fundações tem vagas para os desempregados

A- A+

Mundialmente a pandemia tem registrado números históricos, mais de 2 milhões 157 mil mortes, crescentes a nível global (220.161 óbitos no Brasil e 2.848 em MS). Com seus reflexos na economia afetando até mesmo demissões e contratações em 2020, de janeiro a dezembro no ano passado Mato Grosso do Sul registrou uma média de 21 novos estabelecimentos abertos por dia, segundo publicação da Junta Comercial do Estado (Jucems), resultado histórico em mais de duas décadas.

Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o balanço do exercício de 2020 registrou 7903 empresas no ano passado. Publicados pela Junta, nos dados não constam os Microempreendedores Individuais (MEI 's), constituídos de forma virtual no Portal do Governo Federal.

Também em 2020, o fechamento de empresas registrou o recorde de maior número na história da Junta. No Mato Grosso do Sul, ao todo 3.961 negócios encerraram atividades no ano passado. Secretário de Estado pela Semagro, Jaime Verruck afirmou que o governo estadual tomou as medidas para que se mantivessem os níveis de atividade econômica, citando inclusive a implementação da Junta Online. "Com as mudanças tecnológicas e de inovação que implantamos na Junta Comercial, ela funciona praticamente 24h por dia. Dependendo da natureza da empresa, ela pode ser aberta totalmente on line, em questão de alguns minutos", disse.

Quanto aos dados positivos (11,51% superior aos 7.087 novos estabelecimentos constituídos em igual período de 2019), dos mais de 7 mil novos empreendimentos, 5026 são do setor de Serviços, que representam assim mais da metade do total (63,6%). O Comércio vem logo atrás, com 2540 novos pontos, representando 32,14% do total; seguido das Indústrias, com 337 novos polos (4,26%).

OPORTUNIDADE

Para quem está do outro lado da balança e procura um emprego, a Fundação Social do Trabalho da Capital (Funsat) destaca 26 vagas para vendedor interno; 30 para fiscal de prevenção de perdas, além das mais de duzentas chances para trabalhadores ingressarem no mercado de trabalho como eletricistas. É possível procurar pela vaga a qual o funcionário deseja ocupar, pela Funsat, através da ferramenta de busca abaixo.

Também vagas disponíveis para os demais municípios, pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, você confere através do Portal Funtrab Vagas em Destaque