27 de maio de 2024
Campo Grande 13ºC

FESTIVAL DO FUTURO

1.° de janeiro: montagem de palcos para a posse de Lula

Festa para novo presidente receberá pessoas de todo o país

A- A+

O 1º de janeiro de 2023 marcará a chegada do Ano Novo e o início de um novo capítulo na democracia brasileira, visto que na data, Lula (PT), eleito presidente do Brasil pela 3ª vez, será empossado. Os palcos para o Festival do Futuro (nome dado ao evento de posse), já estão sendo montados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). 

A organização da festa está por conta da socióloga e futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

O Partido dos Trabalhadores planeja transformar a posse em uma festa com shows de artistas que declararam apoio ao petista na campanha. Para financiar a festa, foi aberto uma vaquinha virtual, como mostramos aqui no MS Notícias.

O início dos shows no "Festival do Futuro" deve ocorrer após a cerimônia oficial da Presidência e do Congresso Nacional. A festa terá início às 12h e a entrada será gratuita.

O encontro terá a participação de mais de 20 artistas, entre eles Pabllo Vittar, Baiana System, Duda Beat, Gaby Amarantos, Martinho da Vila, Os Gilsons, Chico César, Luedji Luna, Teresa Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Almério, Maria Rita e Valesca Popozuda.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) prevê lotação de quase 100% na rede hoteleira para o 1º de janeiro. A equipe de transição espera um público de 250 mil pessoas. Na internet, Lula divulgou uma propaganda chamando pessoas para o evento, com o slogan "eu vou pelo Brasil".

A futura primeira-dama afirma que as atrações não receberão cachê para se apresentar na posse e que sinalizaram, desde a campanha eleitoral, que fariam o show sem cobrar por isso.

A maior preocupação do grupo que organiza a posse, até o momento, é com a segurança do público que pretende viajar a Brasília para acompanhar a posse de Lula. Nas redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que irá trabalhar para que "a cerimônia aconteça da melhor forma possível, com segurança e paz".

No site do presidente, a equipe anunciou o rasterio de caravanas. "Confira se há alguma caravana saindo de sua cidade, ou programe com seus amigos sua caravana para testemunhar esse dia histórico e marcar presença no Festival do Futuro! Então, cadastre sua caravana", diz um trecho do texto postado no site de Lula.