25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

MODERNIDADE

Aparelho invisalign: conheça o método que está cada vez mais ganhando o sorriso dos brasileiros

Com as novas tecnologias, foi possível criar o aparelho invisalign

A- A+

O sorriso é uma parte muito importante na aparência das pessoas e que pode influenciar a autoestima. Por isso, a cada dia mais pessoas buscam melhorar a aparência dos seus dentes e a indústria odontológica inova nos tratamentos, como o que ocorreu com o aparelho invisalign.

Antigamente o modelo de aparelho tradicional era um dos mais usados para deixar o sorriso mais harmonioso. Para isso, ele utilizava de uma linha metálica e borrachinhas coloridas e isso não agradava muitas pessoas.

Com as novas tecnologias, foi possível criar o aparelho invisalign, que vem ganhando o sorriso de muitos pacientes por ter uma estética quase imperceptível.

O QUE É O INVISALIGN?

O aparelho invisalign foi criado nos Estados Unidos e vem chamando a atenção por sua invisibilidade. Além de inovar na estética dos aparelhos dentários, ele promove mais conforto durante o tratamento.

O aparelho é composto por um conjunto de placas removíveis, criadas a partir da arcada dentária do paciente, que são chamadas de alinhadores e são trocadas (geralmente) a cada 15 dias durante o tratamento.

A novidade desse molde é que o material é transparente, fazendo com que o aparelho seja quase imperceptível.

Por ter uma primeira versão digital, é possível saber o tempo de duração do tratamento e como será o resultado final.

Assim, se considera esse tratamento um atrativo para corrigir e alinhar seus dentes, é válido procurar por consultórios e convenio odontologico para as devidas considerações e acompanhamento.

Para conhecer mais sobre o tratamento, correções para o qual é indicado e suas vantagens, continue a leitura.

QUEM PODE USAR?

Não há idade específica para usar esse modelo, que pode ser adquirido por crianças ou adultos que busquem discrição na hora de alinhar os dentes.

O aparelho é indicado para os casos de dentes apinhados, excesso de espaçamento ou de sobre mordida.

Escolhendo usar esse modelo, é necessário que a pessoa se comprometa e tenha responsabilidade de usar todos os dias, retirando apenas para se alimentar.

Por ser um molde removível, se não houver comprometimento no tratamento ele pode demorar mais do que ao usar um aparelho fixo.

Vale destacar ainda que o acompanhamento com o dentista convênio é imprescindível, mas dependendo do estágio do tratamento ou da necessidade do paciente as visitas para a manutenção podem ser mais ou menos espaçadas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Assim como qualquer tratamento, o invisalign pode apresentar especificações para uso, bem como vantagens e desvantagens. No entanto, elas dependerão muito do gosto e necessidades de cada paciente.

CONFIRA A SEGUIR ALGUMAS ESPECIFICAÇÕES DESSE MODELO:

Vantagens

Mais conforto;

Aparência discreta;

Baixa manutenção;

Possibilidade de retirar para limpeza adequada.

Desvantagens

Custo mais alto que o modelo tradicional;

Pode gerar incômodo ao retirar em lugares públicos;

Necessário retirar para realizar a limpeza adequada.

INVISALIGN NA MÍDIA

Esse modelo de aparelho é geralmente procurado por pessoas que trabalham ou se importam muito com a aparência. Por isso muitos famosos foram os primeiros a usarem e aprovarem o invisalign.

Por estarem diretamente na mídia e trabalharem com seus rostos, atores e atrizes nacionais e internacionais encontraram no aparelho invisível uma forma de arrumar o sorriso sem ter que parar com seus trabalhos ou afetar sua imagem na tela.

Afinal, esses aparelhos não atrapalham a estética e podem ser removidos – caso necessário.

CUSTO

Um dos maiores fatores que inviabiliza o uso do aparelho invisalign é o custo. Apesar de todos os tratamentos dentários possuírem um alto custo, esse modelo necessita de um maior investimento.

Isso porque, além de sua produção ser diferente do tradicional fixo (que é aplicado uma única vez), os moldes ainda precisam ser trocados ao longo do tratamento.

O valor do tratamento pode variar bastante, de acordo com a demanda do paciente.

Contudo, se você possuir um convênio odontológico empresarial, é possível que consiga realizar o procedimento com algum desconto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O aparelho que conquista a todos por sua aparência, pode não ser viável devido ao alto custo, mas ainda é uma ótima opção para quem precisa de um tratamento dentário sem influenciar na aparência.

Assim, é necessário analisar todos os prós e contras antes de escolher por um modelo.

Também é preciso analisar se você terá responsabilidade de usar um molde que pode ser removível e pode ser de fácil esquecimento, ou se você se adaptaria melhor a uma forma fixa.

É importante ressaltar que o aparelho dentário precisa ser criado, colocado e ter o acompanhamento de um bom profissional.

Para isso, o plano odontológico é uma boa forma de diminuir o custo e encontrar um dentista capacitado para conduzir e acompanhar o seu caso.

Antes de decidir o ideal para você, visite um dentista e analise todas as suas opções e as recomendações do profissional, assim você não se arrependerá do investimento feito e terá um resultado eficiente.

O mais importante, independentemente do tratamento escolhido, é estar feliz e satisfeito com a sua aparência durante o procedimento e após o resultado obtido.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos.