18 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

CORONAVÍRUS

Beber álcool aumenta o risco de contrair Covid-19?

Nesse caso vale a máxima: tudo em excesso pode ser prejudicial

A- A+

Ainda não se sabe tudo sobre a Covid-19, mas uma coisa é certa: o bom funcionamento do sistema imunitário é um fator chave para manter a saúde e diminuir os riscos de ser infectado. Isso significa que devemos dormir bem, fazer exercício e ter uma alimentação saudável. Além disso, devemos evitar tudo aquilo que baixa as nossas defesas, como é o caso do álcool.

A ciência é praticamente unânime ao dizer que o consumo de álcool tem a capacidade de diminuir essas defesas, mas até que ponto a bebida pode torná-lo mais suscetível a contrair o novo coronavírus?

A Eat This, Not That falou com alguns especialistas para tentar responder à questão. "Quando consumido em excesso, o álcool pode causar danos às células imunológicas dos pulmões, trato respiratório superior e intestino. Isso, por sua vez, representa um risco maior de desenvolver doenças como pneumonia ou tuberculose, tornando-o mais suscetível à Covid-19", diz o médico Niket Sonpal.

Note que os danos só são significativos quando o consumo é excessivo. Isso significa que não há mal algum em beber um copo de vinho durante a refeição ou uma cerveja no final da tarde. 

Fonte: Noticias ao Minuto.