19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Cervejaria de MS já envasa álcool para atender rede pública de saúde

Indústrias sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul doaram 30 mil litros de etanol que serão transformados em álcool 70°%, usado para higienização

A- A+

A Cervejaria Bamboa, localizada em Campo Grande (MS), iniciou o processo de hidratação e envasamento do etanol doado pelas indústrias sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul para que o produto seja utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde no combate ao novo coronavírus (covid-19). Nesta primeira etapa, foram doados 30 mil litros de etanol, que serão transformados em cerca de 40 mil litros de álcool 70%, utilizado para higienização.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, explicou que durante reunião do Comitê de Monitoramento de Crise (CMC), com o setor produtivo, governo do estado e entidades da sociedade, ficou acertado o início da operação.

“Envolvemos a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e conseguimos articular isso de forma rápida e objetiva. O nosso objetivo é disponibilizar esse álcool o quanto antes para ajudar no combate ao novo coronavírus”, afirmou Logen.

O MOMENTO É DE SOLIDARIEDADE

O presidente da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho, ressaltou que a doação de etanol partiu das próprias indústrias sucroenergéticas. “A Biosul só está coordenando a operação. Viabilizamos já aproximadamente 200 mil litros de etanol, que deverão resultar em cerca de 270 mil litros de álcool 70%. Fazemos nada mais que a nossa obrigação, o momento é de solidariedade”, disse Holanda. 

O empresário Márcio Mendes, da Bamboa e da Refriko, explicou que o etanol disponibilizado pelas indústrias é de 96%, que está sendo padronizado em 70% e envasado em embalagens PET de 2 litros sem repassar nenhum custo. “Acredito que esse trabalho de união das indústrias é fundamental no apoio ao combate dessa doença. É uma obrigação que temos com o estado de Mato Grosso do Sul, que nos apoiou e deu incentivos quando decidimos nos instalar aqui, e agora, neste momento em que a população mais precisa, devemos dar a contribuição que podemos”, finalizou Mendes.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destaca que a ação visa a atender a demanda da rede estadual de saúde. “Estamos articulando esse processo para atender à necessidade dos hospitais. Todo o estoque recebido das indústrias sucroenergéticas será padronizado em álcool 70%, envasado pela indústria e distribuído para que a secretaria estadual faça a distribuição conforme a necessidade”, explicou Verruck.

Fonte: Agência de Notícias CNI