23 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

CORONAVÍRUS

Doses a mais: Prefeitos e poderosos usam 'artimanhas' para furar fila da vacinação

Cada um tem sua desculpa específica. Em MS, o prefeito tucano de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, de 37 anos, é investigado após tomar a vacina. Em MS, 214 vacinas a mais foram enviadas para os municípios e omitidas no DOE

A- A+

Prefeitos e servidores públicos que não atuam no combate ao coronavírus “furaram” a fila da imunização, determinada pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunização (PNI). 12 estados são alvos e também o Distrito Federal. Profissionais da Saúde estão ficando de fora, devido as malandragens.

Mato Grosso do Sul recebeu 158.760 doses da Coronavac, destas, 214 foram enviadas a mais para os municípios, com isso alguns prefeitos estão se aproveitando da situação. A Secretaria de Estado e Saúde de MS justificou que devido a pressa na logística, as doses foram encaminhadas a mais, mas já foram localizadas e serão redistribuídas. 

Apesar de o número de doses não ser suficiente para contemplar todos os integrantes do grupo de risco, como profissionais de saúde, idosos, índios e portadores de comorbidades, o prefeito Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), de apenas 37 anos, de Nioaque, tomou a vacina contra a covid-19. Ele é o primeiro a ser investigado pelo Ministério Público Estadual por ter furado a fila em Mato Grosso do Sul.

Em nota à imprensa, divulgada na tarde desta quinta-feira (21), o tucano admitiu que foi imunizado contra o coronavírus, que já infectou 484 pessoas e matou 10 no município de 13,8 mil habitantes. Ele alegou que tomou a vacina a pedido dos caciques da Aldeia Brejão e técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena para incentivar a imunização no povoado.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, Nioaque recebeu 872 doses para imunizar 392 pessoas. Nesta fase, o público alvo é formado por 972 pessoas. Ou seja, as doses entregues nesta semana só vão cobrir 42% do público alvo.

CHEFES E PODEROSOS 

Ele não está sozinho, no Brasil ao menos outros 4 prefeitos não respeitaram a priorização de profissionais de saúde, idosos, indígenas e portadores de deficiência no 1º ciclo de vacinação com a CoronaVac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Em Candiba (BA), o prefeito Reginaldo Martins Prado (PSD) foi o 1º a ser vacinado com uma das 100 doses destinadas à cidade. O perfil da prefeitura no Instagram publicou uma foto do momento em que a vacina é aplicada no chefe do Executivo.

Enfermeira aplica vacina contra a covid-19 no prefeito Reginaldo Martins Prado - PSD - em Candiba  - BA Enfermeira aplica vacina contra a covid-19 no prefeito Reginaldo Martins Prado (PSD) em Candiba (BA). Foto: Redes sociais 

Em reação, o Ministério Público Federal ( MPF) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentaram uma ação civil pública e uma ação por improbidade contra o prefeito. Os promotores pediram, entre outras medidas, que a Justiça determine que Prado seja impedido de receber a 2ª dose.

O prefeito Júnior de Amynthas (DEM), de Itabi (SE), também foi vacinado. Alvo de críticas, ele publicou vídeo nas redes sociais em que afirmou que o gesto foi uma ação para “incentivar a população para que tomasse a vacina”.

O prefeito de Itabi (SE), Júnior de Amynthas (DEM), foi vacinado contra a CoronaVacO prefeito de Itabi (SE), Júnior de Amynthas (DEM), foi vacinado contra a CoronaVac. Foto: Redes sociais 

O prefeito de Guaribas (PI), Joércio de Andrade (MDB), aparece sendo vacinado em uma foto na internet. Ele é agricultor e não está nos grupos prioritários do 1º ciclo de vacinação. 

Prefeito de Guaribas é vacinado contra a CovidPrefeito de Guaribas é vacinado contra a Covid. Foto: Reprodução 

Em Uruçuí, também no interior do Piauí, o prefeito Dr. Wagner Coelho (PP) foi outro foi imunizado. Ele, no entanto, alegou ser médico e disse que faz atendimento de pacientes diagnosticados com covid-19.

O prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho (PP), é vacinado contra a covid-19O prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho (PP), é vacinado contra a covid-19. Foto: Reprodução 

Já no estado mais afetado pelo vírus, Manaus (AM), as médicas Isabelle Kirk Maddy Lins e Gabrielle Kirk Maddy Lins, filhas de Nilton da Costa Lins Júnior, presidente da Universidade Nilton Lins, publicaram fotos do momento da aplicação da vacina nas redes sociais nessa 3ª feira (19.jan).

Fotos publicadas pela médicas Isabelle Kirk Maddy Lins e Gabrielle Kirk Maddy Lins após vacinação contra a covid-19Fotos publicadas pela médicas Isabelle Kirk Maddy Lins e Gabrielle Kirk Maddy Lins após vacinação contra a covid-19. Foto: Redes sociais 

Elas foram nomeadas na véspera do início da vacinação na cidade. A prefeitura de Manaus afirmou, em nota enviada à imprensa, que a nomeação das médicas foi feita de forma regular e que elas estão atuando “legitimamente”.

A secretária de Saúde de Jupi (PE), Maria Nadir Ferro, e o fotógrafo oficial da prefeitura, Guilherme JG, também publicaram fotos sendo vacinados. Em nota, a administração municipal afirmou que “repudia qualquer ilegalidade na não observação do plano estadual e municipal de imunização” e que afastou os 2 profissionais.

Fotógrafo teria sido vacinado contra a covid-19 no interior de PernambucoFotógrafo teria sido vacinado contra a covid-19 no interior de Pernambuco. Foto: Reprodução