19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

TEATRO | CULTURA | NATAL

Grupo traz manjedoura, anunciação e Alto do Natal para as ruas da Capital

Espetáculo é dinâmico, com trajes de época, traduzindo assim com linguagem acessível os fatos narrados pelas escrituras; o sistema de som instalado fará com que o público não perca nenhuma fala da peça. A iluminação é um show à parte

A- A+

O  Grupo de Teatro Transart está realizando um trabalho diferente neste Natal, mesmo convivendo com a pandemia e a necessidade de proteção individual e distanciamento social, quem passa pela Av. Afonso Pena tem a oportunidade de ver quatro cenas referentes ao Auto de Natal, sendo elas: a anunciação, os pastores no campo, a visita dos reis magos ao rei Herodes e na esquina com a 13 de Maio, a Manjedoura, tudo isso no formato de presépio vivo, esse trabalho teve início no dia 13 de dezembro e poderá ser visto até o dia 30, sempre a partir das 18:30h; o grupo é patrocinado pela iniciativa privada e apoiado pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

No conjunto de ações desenvolvidas pelo grupo, acontecem duas apresentações do Auto de Natal, apoiadas com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do edital Morena Cultura e Cidadania, que visa o fomento à cultura neste período de pandemia.

O Auto de Natal será apresentado dia 24 às 20h no pátio frontal da Igreja de São José, no centro da cidade, tomando todos os cuidados com o distanciamento social; e no dia 25 às 19h no Centro Comunitário da Comunidade Tia Eva, todas as apresentações serão com entrada franca.

No espetáculo, o grupo traz no elenco: Rosane Zanella no papel da Virgem Maria; João Pedro Xavier no papel do anjo; os pastores serão vividos por Danilo Cristiano, Levi Ramos, Álvaro Garbelino, Diego Besou e Eduardo Junior; o rei Herodes será interpretado por Antônio José; Lucas Oliver será o serviçal  de Herodes; na corte de Herodes teremos Beth Terras, Amélia Rocha, Dercy Carneiro, Janaína Andrade, Rosangela Mancoelho, Beatriz Bernal, Lais Belentani, Tauana Nunes, Nathália Medeiros, Eliane Batista, Thiago Gaspar, William Moraes, João Paulo Gomes, Michael Mendes, e Siana Subtil (dançarina); os reis magos serão interpretados por Álvaro Garbelino (Gaspar), Wanderley Souza (Belchior), Leandro Moreira (Baltazar) e  Daniel Smidt como anjo no presépio vivo.

Menino Jesus na majedoura em 2019 foi representado por ator neném, nesse ano será um boneco O personagem principal que é o Menino Jesus será representado por um boneco, devido a pandemia; Edilton Ramos além de interpretar José, também assina o texto e a direção do espetáculo. O auto de natal é encenado pelo Grupo de Teatro Transart desde o ano de 1992 e leva ao público essa emocionante história e tem por objetivo resgatar o verdadeiro espírito natalino; ou seja o verdadeiro significado da festa, afim de levar o público a uma reflexão sobre fraternidade, amor compaixão e solidariedade.

O espetáculo é dinâmico, com trajes de época, traduzindo assim com linguagem acessível os fatos narrados pelas escrituras; o sistema de som instalado fará com que o público não perca nenhuma fala da peça. A iluminação é um show à parte.

A direção do espetáculo garante que quem for às apresentações não irá se arrepender.