16 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Lei propõe distribuição de perucas para mulheres em tratamento quimioterápico

A- A+

O deputado João Grandão (PT/MS) apresentou durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta quarta-feira (30), Projeto de Lei que dispõe sobre o fornecimento de perucas às pessoas com queda de cabelos, provocada pela quimioterapia no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Uma das preocupações dos pacientes é buscar alternativas para manter a aparência habitual, de forma a enfrentar a rotina diária sem grandes mudanças, contribuindo também para a melhora da auto-estima”, justifica o autor do projeto.

De acordo com o projeto, fica garantido o fornecimento de perucas às pessoas em tratamento de quimioterapia que tiverem queda de cabelos, usuários dos serviços de saúde ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), conveniados e instituições filantrópicas.

As entidades poderão fazer campanhas e eventos visando á captação de perucas por meio de doações para organizar um banco de perucas para serem distribuídas às pessoas que passaram ou irão passar pelo procedimento de quimioterapia. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa. 

 Se aprovado, o projeto trará a alegria para o rosto de milhares de mulheres que já se encontram sensíveis por conta do tratamento, que muitas vezes ás debilita de tal forma que não perdem somente os cabelos e com ele a auto-estima, mas perdem também a vontade de prosseguir, ou seja, de lutar pela vida.