25 de novembro de 2020
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SERVIÇOS PÚBLICOS

Receita Federal amplia lista de serviços atendidos por "chat"

Saiba como a Receita Federal está atendendo a população em meio a pandemia e quais serviços podem ser feitos online

Mesmo antes da crise de saúde provocada pela disseminação do novo coronavírus em todo o Brasil, a Receita Federal já tinha um atendimento online para responder às dúvidas da população de forma mais dinâmica e prática, o portal e-CAC.

Através dessa plataforma, tanto pessoas físicas quanto jurídicas pode acessar vários serviços fiscais e tirar as suas dúvidas sem nem mesmo sair de casa. Esse recurso, que já era bastante utilizado, agora se torna ainda mais procurado em meio ao contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para ajudar ainda mais a população, alguns serviços fiscais importantes que antes só poderiam ser realizados presencialmente, agora podem ser realizados de forma online.

A única exigência é que a pessoa tenha feito a declaração de imposto de renda nos últimos dois anos. Desse modo, poderá usufruir dos benefícios desta plataforma online. Isso torna mais prático e seguro solicitar atendimento durante a quarentena.

A PANDEMIA E O ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Embora seja importante permanecer em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, algumas atividades não podem parar de funcionar, por serem essenciais para o funcionamento do país.

Assim, regularização de pagamentos, imposto de renda, processos e cadastros de INSS, são exemplos de serviços fiscais que as pessoas podem precisar acessar e solicitar informações, mesmo durante a quarentena.

Esses serviços públicos podem ser demorados e burocráticos, pois, a procura é muito grande e eles atendem toda a sociedade. Nesse caso, é preciso ter cuidado redobrado e criar alternativas de atendimento que contornam a facilidade de contágio pelo novo coronavírus.

A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO ONLINE

Como o novo coronavírus se espalha muito rápido e possui um alto contágio, uma forma eficiente de evitar a doença é reduzindo a circulação de pessoas em ambientes públicos. Ou seja, permanecer em casa e sair o mínimo possível, adotando a quarentena, enquanto não há solução para o vírus.

Para otimizar o atendimento nesse período de pandemia, a Receita Federal ampliou os canais de atendimento online, pois esse recurso se tornou muito mais importante para a população ao fornecer informações de forma rápida e segura.

Assim, quem tiver dúvidas sobre algum processo fiscal, pode solicitar auxílio por meio do chat, e-mail e plataformas oficiais como aplicativos e sites.

IMPOSTO DE RENDA

O Imposto de Renda é um pagamento anual realizado sobre os rendimentos do ano anterior e de fundamental importância. Pois, estar em dia com essa cobrança evita com que a pessoa caia na malha fina e precise desembolsar ainda mais para cobrir esse furo. Além de correr o risco de pagar altas multas e inclusive sofrer um processo.

Esse é um dos serviços oferecidos na plataforma online. Isso facilita muito para os cidadãos, pois é uma cobrança com data fixa no ano e, dessa forma, é possível se manter em dia mesmo sem sair de casa.

CADASTRO DO INSS

O cadastro do INSS serve para ter acesso a diversas informações e solicitar alguns serviços, tais como: verificar o extrato do INSS, solicitar benefícios a que o segurado tem direito, realizar agendamentos e fazer uma simulação da aposentadoria.

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, a economia entrou em recessão. Mesmo adotando medidas para evitar ou minimizar os impactos da crise, algumas empresas tiveram que desligar os funcionários. Sendo esse um dos casos em que alguém pode precisar dos serviços do INSS durante a quarentena.

SIMPLES NACIONAL

O cálculo e declaração do Simples Nacional são importantes e também podem ser feitos online através da plataforma da Receita Federal. Essa arrecadação é aplicada para microempreendedores e é importante para manter a empresa com o fisco em dia e regularizada. Ter a empresa com os documentos regularizados é essencial para evitar problemas burocráticos e fiscais futuramente.

Especialmente em meio a recessão causada pela pandemia da covid-19, os empreendedores precisam buscar alternativas para permanecer ativos no mercado e os documentos irregulares podem impedir isso, além de gerar multas e juros sobre o valor devido.

A possibilidade de organizar isso através da internet, sem sair de casa, evita que a pessoa entre em contato com o vírus ao se deslocar até uma central de atendimento presencial.

PRECAUÇÕES E CUIDADOS

Os cuidados com a saúde são essenciais todos os dias. Mas, durante uma pandemia eles são ainda mais necessários. Assim, é fundamental aumentar a atenção e adotar medidas de precaução para evitar se contaminar.

Uma forma de evitar o contágio e combater a disseminação da doença é permanecer distante de locais com grande fluxo de gente. Isso reduz os riscos de entrar em contato com uma superfície ou pessoas contaminadas.

Para isso, os atendimentos online ajudam muito. Quando precisar de algum serviço importante, lembre-se de verificar se é possível fazer isso através da internet, sem sair de casa.