23 de setembro de 2021
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DETRAN MS

Recursos de cassação e suspensão de CNH podem ser feitos pela internet

Nova ferramenta Portal Meu Detran: "Recurso Online de Processo Administrativo" vincula pedido ao processo instantaneamente

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Com o objetivo de agilizar os trâmites de processos, que já chegam a quatro mil protocolos por mês, o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) anuncia o Portal Meu Detran: "Recurso Online de Processo Administrativo". Com isso, não tem mais a necessidade de condutores comparecerem pessoalmente à uma agência para recorrer em um processo administrativo de cassação ou suspensão da habilitação.

Esse serviço é desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação. Robson Alencar é o diretor desse setor e destaca que essa ação segue o processo de modernização digital da dos serviços autônomos. “Estamos buscando trazer cada vez mais a digitalização dos serviços, a fim de facilitar a procura do cliente”, afirmou em nota.

De acordo com a assessoria, houve um acúmulo dessa demanda, por conta da prorrogação dos prazos de recursos durante a pandemia. O tempo que leva para que  os documentos sejam digitalizados e anexados aos processos chega a aproximadamente 15 dias.

Segundo a assessoria, Lina Zeinab,  diretora de Habilitação do Detran-MS, aponta que o recurso será vinculado ao processo instantaneamente, para todos os clientes que enviarem a documentação pela internet e estiverem de acordo com os requisitos exigidos.

“É importante destacar que o usuário deve manter o endereço atualizado junto ao Detran para que eventuais notificações sejam entregues no endereço correto. Caso seja necessária alguma atualização do endereço, também já pode ser feita pelo portal”, finaliza a diretora.

RECURSOS

Há dois anos o Detran de Mato Grosso do Sul oferta aos seus clientes o mecanismo ‘Recursos Online’, que se assemelha com a nova ferramenta, porém, voltada para que os clientes possam recorrer de multas arbitradas, uma etapa anterior ao processo administrativo. Os dois procedimentos podem ser acessados pelo Portal de Serviços ou aplicativo do Detran.

“Com essa evolução digital, não é necessário ir ao Detran para fazer muitos serviços e com isso, os servidores podem atender com mais agilidade aos clientes que ainda dependem de atendimento presencial. Todos são beneficiados”, destaca ainda Rudel Trindade, diretor-presidente do Departamento.