26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Termina nesta sexta período de inscrição para cursos no IFMS

A- A+

Termina nesta sexta-feira (13) o prazo para inscrição no Exame de Seleção 2016 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São 1.060 vagas em cursos técnicos integrados de nível médio em dez municípios.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.  A taxa é de R$ 20 e deve ser paga em qualquer agência do Banco Brasil até segunda-feira, 16.

As vagas são para os campi Aquidauana (120), Campo Grande (120), Corumbá (80), Coxim (80), Dourados (80), Jardim (60), Naviraí (80), Nova Andradina (120), Ponta Porã (160) e Três Lagoas (160).

Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, número que deve ser informado no ato da inscrição.

Cotas – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Há cotas para os que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deve ser informada no ato da inscrição.

Seleção – Será realizada no dia 6 de dezembro, simultaneamente nos dez municípios onde o IFMS possui campus.

A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme o conteúdo programático.

O gabarito deverá ser divulgado no dia posterior à seleção. Será eliminado o candidato que tiver obtido zero em qualquer uma das disciplinas.

A previsão é que resultado do Exame de Seleção seja divulgado no dia 16 de dezembro. O ingresso na instituição será no primeiro semestre letivo de 2016.

Integrado – Nesta modalidade, o estudante cursa a formação básica (ensino médio) e a formação técnica de forma articulada. O diploma tem validade nacional e habilita o formado tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

Neste processo seletivo, são nove opções de cursos nos eixos Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Infraestrutura, Produção Alimentícia e Controle e Processos Industriais.

Atualmente, o IFMS possui 2.274 estudantes matriculados nesta modalidade em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Em Dourados, Jardim e Naviraí, esta é a primeira oferta de cursos integrados.