27 de setembro de 2021
Campo Grande 34º 22º

VEÍCULOS

Uma aprendizagem passo a passo para dirigir um carro

A- A+

Dentre tantos veículos usados que estão à venda no mercado automotivo, você acaba de adquirir um dos modelos Chevrolet seminovos? Ou o seu primeiro carro é de outra marca? Não tem importância, pois o essencial é você aprender a dirigir, para poder fazer um uso correto e seguro desse veículo.

É importante perder o medo e esclarecer todas as suas dúvidas antes de ligar o motor do seu primeiro carro, que pode ser tanto um dos Chevrolet seminovos como um veículo novo ou usado. O essencial é você conhecer todos os detalhes para poder sair da garagem com total confiança rumo às ruas da sua cidade.

As pessoas geralmente consideram que comprar um carro e sair dirigindo pelas ruas é algo simples, só ligar o motor, apertar os pedais de embreagem e acelerador e pronto! Não é bem assim; há diversos detalhes que você deverá aprender para conduzir com absoluta segurança, tanto a própria quanto a dos pedestres e os outros carros no trânsito.

FATORES FUNDAMENTAIS PARA APRENDER A DIRIGIR

Dirigir carros da Chevrolet ou qualquer outro tipo de veículos, requer conhecimento, disciplina, calma e respeito. Só desse modo será possível ter sucesso na empreitada e a tranquilidade de estar fazendo o correto.

Para que tudo dê certo, é muito importante levar em consideração alguns fatores como:

Conhecer todos os controles do veículo.

Aprender todas as regras básicas.

Realizar uma prática conjunta por exemplo com Chevrolet carros.

Qualquer tipo de atividade ou ação que uma pessoa faça pela primeira vez, deve ser feita com absoluta consciência e conhecimento do que está sendo feito. Por esse motivo, empresas como a General Motors do Brasil e outras empresas automobilísticas, apoiam todas as ações que ajudem aos motoristas novatos a terem uma condução segura.

CONHECENDO TODOS OS CONTROLES DO VEÍCULO

Se o tipo de veículo permitir, ajuste o banco e o volante, para poder alcançar com conforto os pedais.

Ajuste o apoia-cabeça corretamente: a altura deve coincidir com a sua cabeça, ou seja, deve terminar onde termina a sua cabeça. Idem os apoia-cabeças dos outros ocupantes do veículo.

Ajuste todos os espelhos laterais e o retrovisor, para conseguir ter uma boa visibilidade. Leve em consideração que o retrovisor deve permitir que você tenha uma boa visão daquilo que está atrás do seu carro através do para-brisas traseiro.

Teste os pedais (embreagem, freio e acelerador) para sentir como funcionam. Dependendo do modelo do carro, este pode ter três pedais ou só dois (freio e acelerador).

Experimente o freio de mão. Ele existe para manter o carro no lugar quando estiver com o motor desligado, fundamentalmente em desníveis. Quando for soltar o freio de mão, pressione o pedal de freio antes, para evitar que o carro se movimente assim que o freio de mão for liberado. Verifique que o freio de mão esteja desativado toda vez que for colocar o carro para andar.

Preste muita atenção para a alavanca de câmbios. Dependendo o veículo, terá mais ou menos marchas que, para ir mudando entre elas, será necessário pressionar o pedal de embreagem (se não for um carro automático).

Observe todas as informações que poderá encontrar no painel, como a quantidade de combustível, as velocidades, a quilometragem.

APRENDER TODAS AS REGRAS BÁSICAS

Assim que entrar no carro, coloque o cinto de segurança, mesmo para rodar só dois quarteirões. Jamais dirija sem o cinto colocado.

Verifique que a alavanca de câmbios esteja em ponto morto na hora de ligar o motor.

Não se esqueça de ligar a seta para o lado que você vai sair, avisando desse jeito aos outros motoristas que você vai entrar na avenida/rua.

Verifique através dos espelhos que não haja nenhum carro por perto na hora de sair.

Desative o freio de mão, pressione a embreagem e coloque a primeira marcha para começar a acelerar devagar, enquanto vai soltando aos poucos a embreagem.

Coloque as mãos no volante na posição do horário 10 e 10 e dirija nessa posição.

REALIZAR UMA PRÁTICA CONJUNTA:

Mantenha a direção do veículo na pista da direita para dirigir numa velocidade baixa e na pista da esquerda para dirigir numa velocidade maior.

Só faça ultrapassagens pelo lado esquerdo, nunca pelo lado direito.

Respeite sempre todos os sinais de trânsito e nunca ultrapasse os limites de velocidade permitidos.