17 de abril de 2021
Campo Grande 31º 20º

PANDEMIA | EUA

Biden já organiza força-tarefa contra a Covid-19 e põe médica brasileira na equipe

Até 2018, ela trabalhou para o Conselho Nacional de Segurança (NSC, na sigla em inglês), como diretora da área de biodefesa e prevenção

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta 2ª-feira (9.nov.2020) a formação de um conselho assessor para covid-19 na transição de governo. A equipe do conselho conta com a presença, entre outros nomes, de Luciana Borio, que tem cidadanias americana e brasileira.

Borio cursou Medicina na Universidade George Washington e desenvolve carreira nos EUA, tendo já trabalhado para o governo local e também ocupado posições na agência reguladora Food and Drug Administration (FDA).

Até 2018, ela trabalhou para o Conselho Nacional de Segurança (NSC, na sigla em inglês), como diretora da área de biodefesa e prevenção. O departamento foi extinto pelo governo de Donald Trump.

Borio vive nos EUA desde a década de 1980 e se formou em Medicina em 1996 na Universidade George Washington, na capital do país.

Segundo Biden, trata-se de um grupo de importantes especialistas em saúde que aconselharão Biden, a vice eleita, Kamala Harris, e a equipe da transição sobre o assunto. O conselho para a covid-19 será liderado pelos médicos David Kessler, Vivek Murthy e Marcella Nunez-Smith.

No comunicado que anuncia o grupo, Biden volta a ressaltar o combate ao vírus como uma de suas prioridades e garante que isso será feito com base na ciência e na orientação dos especialistas.

*Com Estadão Conteúdo.