18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Câmara dos Deputados formula documento para contribuir com segurança nacional

A- A+

Está previsto para março de 2016, a entrega de estudo que irá contribuir para a política de segurança nacional.  O documento será entregue por representantes do Cedes ( Centro de Estudos e Debates  Estratégicos ) da Câmara dos Deputados .

De acordo com informações da Agência Câmara, o relatório que será elaborado pelo deputado Paulo Teixeira (PT/SP) deve abordar a integração dos sistemas de segurança pública e a prevenção, além de delinear melhores condições de trabalho para as polícias estaduais.

Segundo o deputado, a iniciativa precisa ser integrada entre a União, aos estados e aos municípios e ainda entre as instituições policiais, o Ministério Público e a Justiça de cada unidade da Federação. Na avaliação do parlamentar, o Brasil precisa ainda traçar um diagnóstico de vulnerabilidades a fim de direcionar políticas de prevenção.

O Cedes está desenvolvendo o estudo “Segurança Pública no Brasil: um sistema nacional pactuado” e tem realizado vários debates sobre o tema, ouvindo autoridades, gestores e representantes da sociedade civil, com o objetivo de identificar os principais problemas da área e apontar prováveis soluções. O órgão continua os debates sobre questões da segurança pública na tarde desta segunda e nesta terça-feira (17), na sede Organização das Nações Unidas (ONU) em Brasília.