17 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Em dois dias de provas, 743 estudantes foram eliminados do Enem 2015

A- A+

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 registrou menor índice de abstenção desde 2009, 25,5%. A informação foi divulgada nesta domingo (25) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva de imprensa.

Segundo ministro, a aplicação do exame neste ano foi considerada exitosa. "Chegamos ao final do Enem com o mais absoluto êxito; fazer um exame desta dimensão é um grande avanço para educação brasileira”, afirmou o ministro, em entrevista coletiva.

Conforme dados do MEC (Ministério da Educação), o percentual de abstenções nesta edição do Enem, 25,5%, foi o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. Apenas três eliminações ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.

O ministro reforçou que os estudantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição este ano, mas não justificaram ausência na prova só farão o Enem em 2016 mediante pagamento.

Santa Catarina e Pará 

O ministro Mercadante anunciou data para realização do Enem para estudantes dos municípios de Taió e Rio do Sul, em Santa Catarina. Devido à chuva que provocou inundações nas cidades, o MEC cancelou exame nos dias 24 e 25 de outubro. Segundo Mercadante, os estudantes das duas localizadas farão Enem nos dias 1 e 2 de dezembro de 2015.

Já os alunos da escola Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, que tiveram as provas do segundo dia canceladas devido a problemas na rede elétrica, farão as provas do segundo dia em 2 de dezembro.