29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Lava Jato

PF da inicío a 9ª fase da Operação Lava-Jato

A- A+

A Policia Federal deflagrou nesta manhã, a 9ª fase da Operação Lava Jato. Os envolvidos estão sendo investigados por fraude à licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Até o momento há uma prisão preventiva, três temporárias e 18 conduções coercitivas, além de 40 mandados de busca e apreensão.

O tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto foi conduzido nesta manhã a depor na Polícia Federal, para explicar sobre doações legais e ilegais relacionadas à Petrobrás ao PT. O tesoureiro foi um dos citados pelo ex-diretor da Petrobrás e denunciador do esquema, Paulo Roberto Costa.

A Policia Federal afirmou que 11 novos operadores, que intermediavam o pagamento de propina a agentes públicos das estatais foram identificados.  Além de depoimentos, a investigação irá atrás de extrato de movimentação bancária e registro de visitas para a entrega do dinheiro.

A operação Lava Jato foi declarada em 17 de Março, de 2014 pela PF para desmontar esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A Petrobrás está no centro das investigações que apontou dirigentes envolvidos em pagamentos de propina a políticos.