24 de julho de 2024
Campo Grande 31ºC

28ª FASE DA LESA PÁTRIA

PF realiza operação contra financiadores e incentivadores dos atos golpistas de 8 de janeiro

Na 28ª fase da Lesa Pátria, agentes cumprem 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal em GO, MS e SC. Alvos também são suspeitos de elo com bloqueios de rodovias.

A- A+

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (20) a 28ª fase da Operação Lesa Pátria contra suspeitos de financiar e incentivar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Os agentes cumprem 15 mandados de busca e apreensão 12 de busca pessoal (revista) autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Não há mandados de prisão entre os 27 expedidos pela Corte nesta fase.

Os policiais foram às ruas em GoiásMato Grosso do Sul e Santa Catarina. A Justiça determinou, entre as ações desta fase, o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados.

A maior parte das ações autorizadas pelo STF nesta fase é cumprida em Santa Catarina: 19 mandados, sendo 11 de busca e apreensão.

Os agentes cumprem ainda 4 medidas (2 de busca e apreensão) em Goiás e 4 (2 de busca e apreensão) no Mato Grosso do Sul.

O foco desta fase são os financiadores que se envolveram tanto no bloqueio de rodovias, quanto no financiamento dos atos em Brasília.

De acordo com a PF, os danos ao patrimônio causados por extremistas que invadiram as sedes do Congresso Nacional, do STF e o Palácio do Planalto podem chegar a R$ 40 milhões.

Ativar som

Na Operação Lesa Pátria, são investigados os crimes de:

 

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • golpe de Estado, dano qualificado
  • associação criminosa
  • incitação ao crime
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido