26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Trabalhador que quiser gerar energia em casa terá FGTS liberado, prevê projeto

A- A+

Tramita no Senado Federal proposta que  autoriza o uso do FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o trabalhador que pretende gerar energia para sua casa. A matéria está na pauta da comissão de Serviços de Infraestrutura desta quarta-feira (28).

Segundo o senador Ciro Nogueira, PSL 371/2015  assegura que a energia deve ser gerada a partir de fontes hidráulicas, solar, eólica ou biomassa. O trabalhador que se propuser a sacar o recurso para essa finalidade terá de comprovar pelo menos três anos de carteira assinada.  O objetivo, conforme o senador, é estimular a eficiência energética, por meio de fontes renováveis.

Nos últimos anos,  o país tem sofrido com o desequilíbrio entre a oferta e a demanada de energia elétrica, por sua escassez de chuvas ou por deficiência no planejamento setorial. A solução tem sido acionar as usinas termoelétricas, uma produção mais cara e poluente.

O relator do projeto, Wilder Morais (PP-GO),  que é favorável sugeriu, apenas, aperfeiçoamentos de redação e técnica legislativa ao texto, que altera a Lei 8.036/1990, norma que dispõe sobre o FGTS.  O projeto será depois avaliado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.