18 de abril de 2021
Campo Grande 30º 19º

Caos anunciado: Venezuela assume presidência do Conselho da OEA para "reestruturar" a entidade

A Venezuela assumiu hoje (2) a presidência do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) com o objetivo de “reestruturar” a entidade, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Delcy Rodríguez.

A presidência do Conselho Permanente é assumida de forma rotativa por todos os Estados-Membros da organização, e o mandato da Venezuela vai durar três meses, até 31 de dezembro. "Assumimos a presidência do Conselho Permanente da OEA com a intenção de agir em benefício dos nossos povos. Unimos esforços com a Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e a Unasul [União de Nações Sul-Americanas] para a reestruturação da OEA", acrescentou a chefe da diplomacia venezuelana em sua conta no Twitter.

Delcy Rodríguez afirmou que a Venezuela está comprometida com a transformação da OEA, "a favor dos povos e não de interesses hegemônicos". "A Venezuela sabe qual foi a participação da organização no golpe de Estado contra o comandante (Hugo) Chávez. Isso deve acabar. A diplomacia bolivariana traz uma mensagem de paz e solidariedade à OEA”, afirmou a ministra.