28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

'CASA DE LEIS'

Parceira da imunização, Câmara disponibiliza novos carros à servidores

Além de ação que apoia com veículos a vacinação contra COVID-19, presidente e parlamentares mantiveram-se antenados às necessidades da população

A- A+

Nas diretrizes “populares” que instruiu o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, conhecido como Carlão, parlamentares da Casa tem peregrinado pela Capital e mostrado assistência à população. Pós um primeiro ano pandêmico, as ações em na Capital tem acontecido em diversas frentes, como pavimentação de bairros; conversas com instituições de saúde e de preservação cultural, assim como visita à órgãos públicos, para o encaminhamento das solicitações da população e das discussões no parlamento.

Em suas ações, os parlamentares já cederam 20 carros para levar os profissionais da saúde até a casa dos 1.147 idosos acamados, e cumprir etapa da campanha de imunização. Em um primeiro momento foram utilizados veículos dos vereadores: Carlão, William Maksoud, Ronilço Guerreiro, Junior Coringa, Dr. Sandro Benites, Otávio Trad, Camila Jara, Prof. João Rocha, Silvio Pitu e Betinho. Agora Delei Pinheiro, Beto Avelar, Tiago Vargas, Dr. Jamal, Edu Miranda, Professor Riverton, Valdir Gomes, Dr. Loester, Papy e Zé da Farmácia também entram para o time e cedem automóveis para auxílio na campanha de imunização contra o novo coronavírus, causador da COVID-19.

A separação por faixa etária dos idosos, em Campo Grande, leva em conta o público estimado de 18 mil pessoas compõe essa classe da sociedade. Para imuniza-los, 3,6 mil doses da vacina Coronavac vieram para Campo Grande, atendendo 20% desse público-alvo.

AÇÕES DA CÂMARA

Eficácia, celeridade e aprimoramento do fluxo de trabalho são termos usados em várias ocasiões e ações da Casa, que caracterizam o perfil de serviço da Câmara nesse 2021. Além do suporte e resposta às ações de enfrentamento da pandemia, duas centenas de servidores foram capacitados para melhor atender à população.

“Integra - Programa de Integração da Câmara”, é um desses exemplos, que capacitou 252 servidores com cursos de: “Sistema de Gestão Legislativa na Internet”; “Apoio Legislativo e Sub-procuradoria Legislativa”; “Diário do legislativo e Transparência”; “Verba Indenizatória”; “Patrimônio”; “Licitação”; “Ouvidoria”, entre tantos outros.

Na ocasião em que foram entregues, simbolicamente, os certificados do Curso, segundo assessoria da Casa, Carlão ressaltou a capacidade de aproximar a Câmara da Comunidade que ações de capacitação como essa podem ter. “Capacitar conselheiros e líderes comunitários também é importante, pois vai agregar e trazer o bairro para dentro da Casa. Isso é importante, e a Escola tem um papel fundamental nesse elo entre comunidade e Poder Legislativo”, finalizou.

PARLAMENTARES


Como presidente da Casa, Carlão buscou dar o exemplo e entender os programas voltados às políticas públicas de assistência social, defesa do consumidor, de trabalho e cidadania, em reunião com a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, na pessoa Elisa Cleia Nobre. Preocupou-se com os estragos das fortes chuvas em bairros sem pavimentação, onde a dificuldade de acesso costuma ser maior, e encaminhou ainda ofícios às devidas secretarias atendendo solicitação de moradores e comerciantes do centro. 

Além disso, vereadores tem feito visitas por toda a Campo Grande, como o Dr. Sandro Benites, comparecendo ao: Lar de Idosos Plenitude, Feliz idade, Angeluz Hotel, Associação dos Amigos da Casa Abraão, Unidade Básica de Saúde do Caiçara e Unidade Básica de Saúde da Família - Oliveira (Dr. Sandro Benites).

Ronilço Guerreiro, 3º Secretário visitou a APAE/CG, bairro Rita Vieira, Santa Casa, intermediando instalação de academias ao ar livre em diversos locais, como por exemplo na Vila Saraiva/Tia Eva, atendendo à população com podas de árvore, limpezas de ruas e praças, além de acompanhar de perto obras executadas pela prefeitura, como no Complexo Seminário.

João César Mattogrosso solicitou melhorias em infraestrutura para Rua Vila Lobos, no Caiçara; toda extensão da Rua Mirador, no Jardim Pinheiros. Também região foi contemplada com melhorias na área da infraestrutura, na Av. Bandeirantes e Rua Castro Alves, entre 7 de setembro e 15 de novembro, além de patrolamento em ruas do Portal Caiobá e bairro Estrela Park, atendendo moradores que relatavam situação crítica e sem condição de tráfego.

Atendeu também aos bairros Portal da Lagoa; Sílvia Regina; União; Jardim Aeroporto; Nova Lima; Maria Aparecida Pedrossian; Novo Alagoas e Vila Nasser, além de constantes encontras com as secretarias responsáveis.

Em seu primeiro mês de mandato, Júnior Coringa solicitou a construção de quebra-molas na Rua Manoel Joaquim Moraes, na altura do número 1180, Jardim Leblon; Patrolamento e cascalhamento no Jardim Centenário, Tarumã, Noroeste, Dom Antônio Barbosa, Bálsamo, Lagoa Park, Universitário, Estrela Park, Itamaracá e Los Angeles. Também atendeu demandas por limpeza de vias, tapa-buracos e construção de quadra de areia, pista de caminhada e academia ao ar livre.

Visita a instituições, além da elaboração de projetos também foram ações de Zé da Farmácia; William Maksoud, Marcos Tabosa, Clodoilson Pires e Otávio Trad.