17 de junho de 2024
Campo Grande 26ºC

Profissionais da beleza dizem que Resolução 196 é exagerada

A- A+

Em audiência que acontece neste momento na Câmara Municipal para discutir sobre o serviço de estética em Campo Grande, mais especificamente a Resolução 196, da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o regulamento técnico para o funcionamento do serviço de estética e embelezamento sem responsabilidade técnica, os profissionais da beleza se mostraram decepcionados com a atual gestão municipal, pois esta regulamentação está fora de viabilidade para muitos deles.

A proprietária do Salão Sole Bijoux disse que os estabelecimentos devem ter sim alvará expedido pela vigilância sanitária, porém a resolução está exagerada. “Isso está exagerado, pois um profissional de estética não entende de cabela ou unha/mãos”, disse, Marisa, alertando que não condiz com a realidade dos salões da capital.

A vereadora Luiza Ribeiro disse que a resolução reflete o pensamento da prefeitura e que todos entendem que é necessário o controle da vigilância sanitária, porém deve haver uma discussão para que a atividade não seja inviabilizada. “Com exceção de alguns grandes salões, a maioria desses profissionais são pequenos empresários, e temos que ver se essa resolução não irá inviabilizar a atividades desses pequenos empresários, está havendo um pequeno exagero nas exigências”, afirmou a vereadora.

A vereadora comparou a atividades dos profissionais da beleza com os postos de saúde da capital, dizendo que se a vigilância sanitária visitar os postos de saúde irá fechar todos. “Se a vigilância sanitária for mesmo fiscalizar vai ter fechar os postos de saúde, a exemplo disso tem o UPA da Vila Almeida, que chove lá dentro desde que foi inaugurada, sem falar que não tem papel higiênico, às vezes falta água e equipamentos para esterilização dos materiais, então deve ter um equilíbrio nessa resolução, nem tanto ao mar, nem tanto a terra”, explicou.

O debate está sendo convocado pela Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo, composta pelos vereadores Paulo Pedra (presidente), Herculano Borges (vice), Paulo Siufi, Vanderlei Cabeludo e Airton Saraiva.

Leide Laura Meneses