18 de abril de 2024
Campo Grande 15ºC

VAGA ESCOLAR

Secretarias municipal e estadual de educação alertam para seus prazos

Pré-matrícula da Rede Estadual segue só até amanhã e pode ser feita online, enquanto na REME, pais tem até dia 08 para efetivar vaga pessoalmente

A- A+

Início de 2021 marca a contagem para começo do ano letivo, com isso, os pais precisam ficar atentos às datas divulgadas pelas secretarias Municipal de Educação (SEMED) e de Estado de Educação (SED). Através do site Matrícula Digital; por telefone ou presencialmente, os alunos da rede estadual têm até amanhã (06.dez.2021) para realizar a pré-matrícula. Já para os alunos do setor municipal - em período de efetivação das matrículas de alunos novos em EMEIs - a data limite é sexta-feira (08.dez.2021) para a conclusão dessa etapa, realizada apenas de forma presencial nas unidades escolares.

Segundo o Governo do Estado, esse primeiro período de pré-matrícula, que se encerra às 23h59 (horário de MS) do dia 06, foi aberto em 30 de novembro (2020) e a designação dos estudantes acontece em duas etapas, com a primeira publicação agendada para este domingo (10.jan.2021) e a segunda listagem após uma semana (17.jan.2021).

Tanto os interessados que já são alunos na Rede Estadual de Ensino (REE/MS), quanto os novos, devem fazer a pré-matrícula até amanhã. Além da possibilidade de realizar a pré-matrícula online, o atendimento ao público é realizado das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira, por telefone ou presencialmente em Campo Grande na Central de Matrículas na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612, bairro Itanhangá Park.

Para quem optar por efetuar a pré-matrícula pela internet a Secretaria de Estado de Educação aponta que o caminho é pelo site matriculadigital.ms.gov.br. "Interessados devem acessar o site da Matrícula Digital e seguir os passos apresentados para o correto preenchimento dos dados. No painel, devem ser fornecidas informações como telefone, endereço completo, dados para identificação e unidades escolares apontadas como opções para ingresso", disse em nota.

EMEIs

Até sexta-feira, os responsáveis por alunos novos nas Escolas Municipais de Educação Infantil devem ir até a unidade para qual a criança foi designada e efetivar a matrícula. O não cumprimento desse prazo resulta na perda da vaga para criança.

Desde o dia 1° de dezembro de 2020 a primeira listagem de designação (com 189 páginas) foi publicada através do portal matriculasreme.campogrande.ms.gov.br, onde ainda é possível realizar a pré-matrícula para aqueles pais que, agora, estão sendo atropelados pela data. Aqueles alunos que já fazem parte da REME já têm a matrícula automática para o ano letivo de 2021.

Como nessa etapa da Rede Municipal é feita presencialmente, a Secretaria Municipal de Educação defende que, nas unidades escolares, são seguidos todos os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação da Covid-19. Após esse período, uma segunda listagem de designação deverá ser publicada ainda no dia 28 de janeiro.

Nesse último caso, a efetivação deve ser realizada até o dia 10 de fevereiro de 2021, das 7:00 às 13:00 horas, diretamente na EMEI para qual o aluno foi designado.

Serviço: Central de Matrículas SED - 0800-647-0028