19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Sesau promove ações de combate à sífilis congênita na Capital

A- A+

Como forma de marca o combate à sífilis congênita (17 de outubro), a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), promove de 19 a 23 de outubro ações em saúde no município de Campo Grande. A iniciativa está sendo feita por meio da coordenação do Programa Municipal de DST/AIDS. Neste período, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) irão disponibilizar o teste rápido de sífilis, além orientação para a prevenção e aconselhamento em DST em pontos descentralizados.


Conforme a assessoria, na Capital, de janeiro a setembro de 2015, foram encontrados 533 casos, 228 pessoas  foram notificados  para sífilis adquirida, 158 notificações de sífilis em gestantes  (grávidas  diagnosticadas com sífilis).  No caso da  sífilis  congênita  foram notificadas 77 casos  ( crianças que possivelmente nasceram com sífilis, infectadas durante a gestão).  

De acordo com o cronograma da Sesau, as açõeso acontece no dia 19 de outubro, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) no Distrito Sanitário Sul. No dia 20 de outubro, em período integral, no Distrito Sanitário Oeste, na UBSF Serradinho. No dia 21 de outubro, acontece no Distrito Sanitário Leste, na UBSF Itamaracá, em período integral. Já no dia 22 de outubro, a equipe estará na UBS Dona Neta, em período integral. No Distrito Sanitário Norte, a ação ocorre no dia 23 de outubro, na UBSF Nossa Senhora das Graças, no período vespertino. Quem comparecer aos locais e fizer o teste receberá um brinde alusivo à data. 

A doença

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias.