19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Superlotado, pronto socorro da Santa Casa possui opera com mais de 30% da capacidade

A- A+

Com 46 leitos ativos, o Pronto-Socorro da Santa Casa de Campo Grande está operando com 36,96% de pacientes acima de atendimento de urgência e emergência acima da capacidade técnica permitida. Além dos pacientes no PS, 417 permanecem nas unidades de internação.

Com apenas sete leitos ativos, o setor de pré-ortopedia do hospital neste momento está com 21 pacientes de ortopedia e traumatologia aguardando vaga no centro cirúrgico, 200% acima da capacidade permitida. No período de segunda-feira (15) a domingo (21) a Santa Casa realizou 593 procedimentos cirúrgicos, destas 293 são de ortopedia e traumatologia.

Na sala de emergência adulta (área vermelha), que possui seis leitos ativos, hoje estão oito pacientes no local sob atendimento de urgência e emergência, 33,33% acima da capacidade.

Nesta segunda, o hospital está com sete pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de emergência (área amarela) que funciona dentro do Pronto- Socorro, 100% da sua capacidade ocupada.

Ainda no Pronto-Socorro existe a área de decisão clínica, para onde são encaminhados os pacientes menos críticos, mas que necessitam de cuidados e avaliação médico-hospitalar. A unidade tem capacidade para nove leitos, mas hoje 22 pacientes permanecem sob avaliação médica, 144,44% acima do limite.

No período de segunda-feira (15) a domingo (21) foram registrados 1.736 mil atendimentos de urgência e emergência, sendo 1.028 mil atendimentos a pacientes SUS, 729 pessoas passaram por atendimento médico ambulatorial e 51 partos foram realizados na maternidade da Santa Casa.

Heloísa Lazarini