28 de fevereiro de 2024
Campo Grande 24ºC

GUERRA | ORIENTE MÉDIO

António Guterres aciona pela 1ª vez o Artigo 99 da ONU

Secretário-geral da ONU apela à ação para ajudar a situação humanitária na Faixa de Gaza

A- A+

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), usou pela primeira vez em seu mandato o Artigo 99 da Carta das Nações Unidas, que lhe permite chamar a atenção da ONU para qualquer evento que ameace a segurança do mundo. Eis a íntegra da carta da ONU.  

Em sua rede social "X", Guterres afirmou que a situação na Faixa de Gaza está ameaçando o sistema humanitário e invocou o Conselho de Segurança para ajudar a evitar uma catástrofe humanitária, apelando para que seja declarado um cessar-fogo humanitário.

Guterres escreveu em sua carta que a capacidade de ação da ONU na região foi dizimada pela escassez de abastecimento, falta de combustível, interrupções nas comunicações e falta de segurança. Desde os ataques terroristas de 7 de outubro perpetrados por militantes do Hamas no sul de Israel e o contínuo bombardeio e operação terrestre das forças israelenses na Faixa de Gaza, o Conselho de Segurança aprovou uma resolução em meados de novembro, após quatro tentativas falhadas de encontrar consenso anteriormente, apelando a "pausas humanitárias urgentes e prolongadas".