20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

PANDEMIA | SENADO

AO VIVO: Otávio é acusado de ser o financiador da "Fábrica de Fake News" de Bolsonaro

Oscar Fakhoury deu dinheiro aos canais Instituto Força Brasil, Terça Livre e Brasil Paralelo

A- A+

Otávio Oscar Fakhoury é quem fala hoje (30.set.2021) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Ele aparece como investigado por atuar como financiador de canais de notícias falsas na internet.

Seu pedido de convocação partiu de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão. "Esses canais estimularam o uso de tratamento precoce sem eficácia comprovada, aglomeração e diversas outras fake news sobre a pandemia”, justifica o autor do requerimento, dizendo que Otávio Fakhoury “foi identificado como o maior financiador de disseminação de notícias falsas”.  

Fakhoury aparece como financiador dos canais Instituto Força Brasil, Terça Livre e Brasil Paralelo. Seu nome apareceu na mira da CPI em agosto. Na oportundiade os senadores aprovaram a quebra dos sigilos bancário, telefônico, telemático, desde abril de 2020.

Ele também  é vice-presidente do Instituto Força Brasil, que aparece nas investigações da CPI como intermediário entre a empresa Davati Medical Supply e o Ministério da Saúde, segundo a Rede Brasil Atual de notícias. O presidente do instituto é o tenente-coronel da reserva Helcio Bruno de Almeida, que já foi convocado pela CPI por ter mantido contato com servidores do ministério, garantindo que a oferta de vacinas da Davati era legítima. Porém, segundo apura a CPI, a negociação tinha diversos tipos de irregularidades.