25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Base de Bernal acredita em trégua de oposição

A- A+

Após o vereador Airton Saraiva (DEM), líder da oposição do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), declarar que os vereadores opositores darão uma trégua ao prefeito para que ele tome atitudes a favor da Capital, os vereadores da base estão confiantes e acreditam que esta atitude irá ajudar o prefeito, e que, independente do tempo que durar essa trégua, o que aconteceu ano passado não irá se repetir.

No ano de 2013, os vereadores travaram uma batalha contra o prefeito, onde o mesmo acreditava estar sendo vítima de perseguição, além desses vereadores não o deixarem trabalhar como deveria.  Exemplo disso foi a guerra de liminares travada durante a sessão de julgamento que poderia cassar ou não o prefeito Alcides Bernal, que foram suspensas e retomadas no mesmo dia, 24 de dezembro.

Os vereadores da base acreditam que este momento de trégua mostra que a oposição se conscientizou que não se pode impedir que a agilidade do executivo se desenvolva regularmente. Além disso, a base acredita que a existência de uma oposição é natural, porém deve existir de forma responsável, contrapondo o prefeito no que for viável.

Para a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), essa atitude mostra que foi retomado um equilíbrio para a governabilidade, que os vereadores da oposição estão agindo neste momento, como deveriam desde o início do mandato de Bernal.  “Eles calibraram a questão, não é este comportamento que é construtor (conflitos), o que vimos ano passado não irá se repetir”, afirma.

Já o vereador Ayrton Araujo (PT) acredita que após a derrota que a Casa sofreu com a justiça, na questão da cassação do prefeito, eles (oposição), estão analisando como devem agir daqui para frente, além de se manterem tranquilos. Outro fator para que não aconteça novamente o mesmo de 2013 é que muitos vereadores concorrerão a deputados estaduais e federais, e isso pode prejudicar a campanha dos mesmos.

Neste período os vereadores acreditam que o prefeito irá trabalhar melhor e desenvolver seus projetos, como sempre, em prol de Campo Grande.

Tayná Biazus