19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

#LUTO | NAVIRAÍ

Candidato a prefeito, Onevan de Matos morre aos 77 anos devido a Covid-19

Onevan de Matos testou positivo para o novo coronavírus e foi internado no dia 21 de setembro

A- A+

O deputado estadual e candidato a prefeito de Naviraí, Onevan de Matos, morreu aos 77 anos nesta sexta-feira (13), em São Paulo. A informação foi confirmada ao Jornal Midiamax pela assessoria de imprensa de Onevan. Onevan de Matos testou positivo para o novo coronavírus e foi internado no dia 21 de setembro em Campo Grande.

Segundo a assessoria, o parlamentar estava na fase “final de recuperação”,  mas não iria a Naviraí no domingo de eleição. Onevan participou da convenção partidária, em setembro, mas não conseguiu fazer campanha eleitoral, já que após contrair a covid-19, foi internado duas vezes em Campo Grande, sendo depois transferido para São Paulo. 

Mineiro de Frutal – hoje Itapagipe –, Onevan José de Matos nasceu em 17 de dezembro de 1942. Sua trajetória política teve início como vereador, por dois mandatos, no município de Jales (SP), ainda pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

Onevan de Matos chegou em Naviraí, então Estado de Mato Grosso, no ano de 1975, para exercer a sua profissão: advogado. Com a política correndo no sangue, Onevan foi responsável pela estruturação do então partido de Oposição ao Regime Militar nesta região do Estado.

Em 1978, logo após a criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira Legislatura do Estado, participando da elaboração da 1ª Constituição da nova unidade da federação.

Em 1983 tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, Onevan de Matos se licenciou do Parlamento Estadual para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. Vitorioso na eleição, deixou a Assembleia Legislativa em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura.

Em 1998 foi eleito pela quarta vez deputado estadual em Mato Grosso do Sul, sendo reeleito em 2002, 2006, 2010 e 2014. Atualmente, o deputado estadual Onevan de Matos integrava a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Parlamento Estadual.