20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

MPE pede afastamento de presidente e outros sete vereadores da Capital

A- A+

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Flávio César (PT do B) e outros sete vereadores tiveram o afastamento temporário das suas respectivas funções solicitado pelos  promotores responsáveis pela Força Tarefa do MPE (Ministério Público Estadual).

No pedido constam os vereadores Airton Saraiva (DEM), João Rocha (PSDB), Carlão (PSB), Chiquinho Telles (PSD), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Carla Stephanini (PMDB), e Paulo Siufi (PMDB). Documento foi protocolado nesta quarta-feira (18) na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais e Homogêneos e é assinado pelos promotores Thalys Franklyn, Fernando Zaupa , Cristiane Mourão Leal Santos, Tiago Di Giulio Freire  e Fabio Ianni Goldfinger.

Motivo

Embora ainda não esteja confirmado oficialmente, a motivação do pedido de afastamento seria reclamação da vereadora Luiza Ribeiro (PPS) por supostos constrangimentos por parte dos vereadores afastados depois que seu depoimento à Força Tarefa do MPE vazou na imprensa. 

Os promotores citam no pedido feito à Justiça que vereadores não acataram pedidos feitos pelo MPE diante de procedimento de investigação criminal. Segundo petição do MPE, apesar dos indícios de envolvimento dos vereadores em esquema ilícitos eles continuaram atuando na Casa uma vez que presidente em exercício se recusou a afastá-los. Outro motivo seriam indícios de envolvimento dos vereadores Chiquinho Telles, João Rocha e Cabeludo em atos ilícitos e participação deles na Comissão de Ética da Casa que apura quebra de decoro dos parlamentares investigados na Coffee Break.