19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

CORRUPÇÃO ESCANCARADA

Deputado aliado de Bolsonaro é flagrado com maços de 'dinheiro vivo'

Valores seriam do esquema: "Orçamento secreto", criado no governo de Jair Bolsonaro

A- A+

O deputado Josimar de Maranhãozinho (PL), aliado de Jair Bolsonaro, que também filiou-se ao PL na terça (30.nov.21), foi flagrado em imagens manuseando maços de dinheiro que, segundo a Polícia Federal, ouvida pela publicação da Crusoé, é um montante produto direto de esquema envolvendo emendas parlamentares, chamado Orçamento Secreto, criado no governo Bolsonaro para pagar votos.

O flagrante aconteceu em outubro do ano passado, no escritório político de Maranhãozinho.

Momento em que Maranhãozinho é flagrado. Foto: Imagem divulgada na CrusoéMomento em que Maranhãozinho é flagrado. Foto: Imagem divulgada na Crusoé

Escudeiro do condenado do mensalão Valdemar Costa Neto, o duspeito é ex-prefeito do município de Maranhãozinho e, hoje, lidera o diretório maranhense do Partido Liberal. Depois de dois mandatos como deputado estadual, foi eleito para uma cadeira no Congresso Nacional com votação recorde. Ele se candidatou ao governo do Maranhão para as eleições do ano que vem.

Apesar das imagens apreendidas, nenhuma medida além das ações de busca e apreensão foi adotada até o momento, e o deputado segue no mandato.

Maranhãozinho é o protagonista de pelo menos duas investigações que transitam no Supremo para apurar o esquema de compra e venda de emendas parlamentares em funcionamento no Congresso. Além dele, um senador da República e outros dois deputados federais são investigados.

O deputado é suspeito de pagar para que colegas parlamentares se juntem a ele no desvio de emendas a municípios controlados por seus aliados políticos que contratam empresas ligadas ao esquema logo após receberem as verbas, para devolver o dinheiro lavado e em espécie. A investigação começou no primeiro semestre de 2020, e desde então corre sob absoluto sigilo.