23 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Deputados ruralistas disparam contra índios que propõem boicote à soja e carne de MS

A- A+

Uma discussão entre índios e deputados, por pouco, não produziu consequências mais sérias. O presidente da Casa, deputado Junior Mochi (PMDB) foi obrigado a suspender sessão e reabrir apos Plenário ser esvaziado.

O incidente aconteceu logo após o pronunciamento de Sônia Guajajara, coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Em nome dos 130 representantes de diversos povos, ela anunciou o lançamento da campanha internacional de boicote às principais comodities do agronegócio brasileiro, soja e carne, alegando que esses produtos estão manchado com o sangue indígena, uma referência às atividades econômicas de produtores que ocupam áreas reclamadas pelos índios.

Logo que Sônia Guajajara terminou de falar, o deputado Paulo Corrêa (PR) foi ao microfone de apartes e pediu a Junior Mochi, que exigisse da oradora seu CPF, RG e endereço. Os índios, que ocupavam a maioria das cadeiras no Plenário, consideraram isso uma provocação e passaram, primeiro, a vaiar o deputado republicano.

Corrêa insistiu em cobrar os documentos da Guajajara e a temperatura do bate-boca se elevou. A deputada Mara Caseiro (PTdoB), autora do pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o apoio do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) aos índios em Mato Grosso do Sul, uniu-se a Corrêa nos apartes. Começou uma troca de ataques verbais.

O parlamentar dirigiu-se aos índios de dedo em riste e os desafiou, dizendo que não apoiaria o movimento e que estava ali em defesa dos produtores. Preocupado, Mochi suspendeu a sessão, declarando-a encerrada em seguida. Minutos depois, quando os índios já haviam saído para o saguão, a sessão foi reaberta com o discurso de outro integrante da bancada ruralista, Zé Teixeira (DEM). Do lado de fora, com danças e cânticos nativos, os índios faziam seu protesto e lançavam a campanha de boicote à compra de produtos do agronegócio cultivados em terras reivindicadas pelos povos originários.