28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

CUIDADOS

Eleições terão horário de votação maior para evitar aglomerações

“É importante que as pessoas foquem em manter distanciamento social, tenham cuidados de higienização e usem máscaras”

A- A+

As eleições municipais de 2020 ocorrem em meio à pandemia da Covid-19 e, em função disso, medidas de prevenção ao novo coronavírus serão adotadas em todos os locais de votação.  

Pensando nisso, a Unimed Campo Grande, preocupada com a segurança da população sul-mato-grossense, separou algumas orientações necessárias para a votação que ocorre no próximo domingo (15).   

Procedimentos para o eleitor 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da máscara, é necessário cada eleitor levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação.   

Para garantir maior segurança ao eleitor, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara. 

O presidente da Unimed Campo Grande, Dr. Maurício Simões Corrêa, ressalta que “é importante que as pessoas foquem em manter distanciamento social, tenham cuidados de higienização e usem máscaras”. 

Dentro da seção 

Conforme informações do TSE, ao entrar na respectiva seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro, e exibir o seu documento ao mesário à distância, esticando os braços em direção a ele. 

Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara. Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário. 

Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação e, ao término, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção. 

Novidade   

Uma importante novidade é que, neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 07h às 17h. Porém, o horário das 07h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência. 

Além disso, antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o seu local de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. Essa checagem pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, na opção onde votar.