25 de maio de 2024
Campo Grande 13ºC

INTERNACIONAL

Liz Truss será a próxima primeira-ministra da Grã-Bretanha

Ela prometeu aumentar o apoio militar e humanitário à Ucrânia

A- A+

A secretária de Relações Exteriores Liz Truss foi eleita líder do Partido Conservador e se tornará a próxima primeira-ministra da Grã-Bretanha.

Liz Truss recebeu 81,3 mil votos na votação. Seu oponente é o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak - 60,4 mil votos.

Depois que os resultados da votação foram anunciados, Truss disse que estava honrada por ser eleita líder do partido, agradecendo a sua família, amigos e apoiadores,

Além disso, Truss agradeceu ao primeiro-ministro Boris Johnson por seu trabalho.

"Durante esta campanha eleitoral, falei como conservador e vou governar como conservador. E, meus amigos, precisamos mostrar que teremos sucesso nos próximos dois anos. Vou apresentar um plano ousado para baixar os impostos e fazer crescer a nossa economia. Vou lidar com a crise de energia, lidar com as contas de luz das pessoas e também resolver problemas de longo prazo relacionados ao fornecimento de energia ”, disse ela.

Vale lembrar que Liz Truss prometeu que, se eleita, teria sua primeira conversa telefônica com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyi .

Além disso, ela falou sobre a intenção de aumentar significativamente o apoio militar e humanitário à Ucrânia .

Recorde-se que no dia 7 de julho se soube que Boris Johnson renuncia aos cargos de primeiro-ministro da Grã-Bretanha e líder do Partido Conservador.

Na véspera do anúncio dos resultados da votação para o novo líder dos conservadores, Volodymyr Zelenskyi enfatizou que Boris Johnson ajudou a Ucrânia desde os primeiros dias da guerra em grande escala e se tornou um "verdadeiro amigo" para o ucraniano pessoas.