RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024
10 de outubro de 2024
Campo Grande 24ºC

LISURA

MP manda prefeito de Miranda adiar mutirão de cirurgias em plena eleição

Ação poderia configurar abuso de poder político

A- A+

O Ministério Público Eleitoral recomendou o adiamento de um mutirão de cirurgias de catarata em Miranda, que estava programado para ocorrer antes de 6 de outubro de 2024. A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Eleitoral Cinthia Giselle Gonçalves Latorraca, foi direcionada ao prefeito do município, Fábio Florença, à Secretaria Municipal de Saúde e à coligação "Juntos Trabalhando Por Você", com o objetivo de assegurar a imparcialidade do processo eleitoral.

Segundo o documento, a ação da Secretaria de Saúde no Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho, oferecendo cirurgias gratuitas de catarata, poderia configurar abuso de poder político, uma vez que o uso de recursos públicos em período eleitoral pode ser interpretado como favorecimento de uma candidatura.

O Ministério Público reforçou que a recomendação busca prevenir o uso indevido de bens e serviços públicos para fins eleitorais, conforme estabelece a Lei Eleitoral (Lei 9.504/97), e garantir a lisura do processo. A promotora destacou a importância de manter a integridade do pleito e evitar punições aos envolvidos.

A recomendação também foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público e solicita que o evento seja realizado após o período eleitoral.