16 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

MS aposta na mudança e elege Reinaldo Azambuja governador do Estado

A- A+

Com 721.293 de votos, o candidato do PSDB ao governo do Estado, Reinaldo Azambuja, é eleito governador de Mato Grosso do Sul. O número corresponde a 55,60% dos votos válidos.

Conforme dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), 96,66% das urnas foram computadas e neste segundo turno das eleições aproximadamente 4% dos eleitores votaram em nulo e branco, e o índice de abstenção foi de 23,10%. O total de votos válidos no momento é de 1.758.200. Delcídio obteve até o momento 576.091 votos. Os tucanos no TRE comemoram, não há petistas no tribunal.

Reinaldo vence uma disputa acirrada, a diferença de votos entre ele e seu adversário Delcídio do Amaral (PT) foi de mais de 130 mil votos. O tucano, que entrou na dipsuta eleitoral na última hora e começou com menos de 10% das intenções de voto, chegou às vésperas da eleição do primeiro turno com pouco mais de 30% e conquistou no dia cinco de outubro 516.744 votos, obtendo 39,09% dos votos válidos.

Azambuja deve conceder na próxima hora uma entrevista coletiva no comitê de sua campanha eleitoral. Devem participar da entrevista a vice-governadora eleita Rose Modesto, e membros do PSDB como o presidente regional do partido, deputado federal eleito Márcio Montiro. O candidato acompanhou a apuração dos votos em casa com a família. Pela manhã, antes de votar, Azambuja criticou o PT pelos ataques contra ele e sua família e estava confiante na vitória diante da receptividade da população acerca das propostas de mudança apresentadas por ele ao longo da campanha.

"Fizemos nossa parte, apresentamos propostas que chegaram em todos os lugares de Mato Grosso do Sul e no primeiro turno pautamos nossa campanha na apresentação de propostas, na defesa da mudança da sistemática política de nosso Estado. Queremos levar desenvolvimento a todas regiões, e abrir um canal de diálogo com apopulação. Estou confiante e acredito muito no que vejo nas ruas."

Heloísa Lazarini