20 de abril de 2021
Campo Grande 32º 19º

ELEIÇÕES EUA

Nevada e Geórgia podem definir o resultado da eleição nos EUA nesta quinta

Projeção aponta 264 votos para Biden e 214 para Trump no Colégio Eleitoral

Os estados de Nevada e Geórgia podem definir as eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira (5). Faltam os resultados de cinco estados, mas esses dois podem ser suficientes para definir quem vai comandar a Casa Branca a partir de janeiro de 2021.

Se vencer em Nevada, o candidato democrata Joe Biden terá votos suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o 46º presidente dos EUA. Para o republicano Donald Trump, o caminho é mais difícil: é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada.

O democrata lidera a corrida com 264 votos no Colégio Eleitoral (para vencer, é preciso chegar a 270). O atual presidente tem 214 e deve garantir mais 3 votos no Alasca (Trump lidera por 29 pontos percentuais no estado), mas o pequeno número de delegados não deve fazer diferença no resultado da eleição.

Se Biden... vencer em Nevada: atinge os 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral.

Se Biden... virar na Geórgia: atinge 280 votos no Colégio Eleitoral, 10 a mais que o necessário para vencer a eleição.

Se Trump... virar em Nevada: precisa também vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia para chegar a 271 votos, um a mais que o necessário para se reeleger. Com o Alasca (onde deve vencer), vai a 274.