11 de abril de 2021
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ADMINISTRAÇÃO

Nota máxima: Capital de MS está entre as três com gestão mais transparentes do país

Apenas sete municípios do Brasil alcançaram a nota 10; resultado oficial, porém, estará disponível na próxima segunda-feira (15.mar)

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Campo Grande está nas primeiras colocações da 2ª Edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, segundo comunicou a Prefeitura nesta sexta-feira (12.mar.21). O levantamento é Controladoria-Geral da União (CGU), que deve divulgar o resultado ao público no próximo dia 15 de de março, conforme comunica o site federal Mapa Brasil Transparente. 

De acordo com a Prefeitura, apenas sete municípios alcançaram a nota 10. Entre as capitais, somente Campo Grande e mais duas cidades, Recife e João Pessoa, atingiram a nota máxima na avaliação.

O controlador-geral do Município, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves disse que o resultado é fruto de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura ao longo dos últimos anos. “Investimos muito em transparência, criamos e aprimoramos ferramentas para tornar os dados públicos acessíveis à população. Um exemplo é a criação do Portal Transparência COVID-19, ”, ressalta o controlador-geral.

O controlador-geral explica que a Administração está pronta para atender as normas impostas pelos órgãos de controle externo no que diz respeito à transparência. “O Portal da Transparência está em constante evolução, vamos nos adaptando as demandas e aperfeiçoando cada vez mais este canal de extrema importância para a sociedade”, conclui Luiz Afonso.

Já o coordenador-geral da transparência, Arley Sandim, ressalta a evolução que a Capital obteve na última avaliação. “Na primeira edição divulgada em 2018 pela CGU, Campo Grande ocupou o quarto lugar entre as capitais com a nota 9,64. Diante desse resultado o Portal passou por várias mudanças e melhorias para que hoje pudéssemos atingir a pontuação máxima”, destaca o coordenador-geral.

Segundo o diretor presidente da AGETEC, Paulo Fernando Cardoso, o prefeito determinou em 2017 que a tecnologia fosse eficiente para garantir não só a evolução e a integração dos sistemas, mas que todos os portais e ferramentas tivessem a máxima transparência e acessibilidade. “Essa conquista é resultado dessa decisão de gestão e do trabalho técnico dos servidores da área de tecnologia”, destacou.

Nesta segunda edição da avaliação, foram incorporados aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outros requisitos.

A aplicação da EBT – Avaliação 360° ocorreu no período de 01 de abril a 31 de dezembro de 2020. Ao todo, foram avaliados 691 entes da federação.  As informações podem ser acessadas AQUI, na próxima segunda-feira.