14 de abril de 2021
Campo Grande 33º 19º

OFENSA SECULAR

O que significa "república das bananas" relacionada aos EUA?

Mike Pompeo, classificou como "calúnias" relacionar EUA a expressão

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, classificou como "calúnias" os comentários feitos por jornalistas e políticos que compararam os Estados Unidos a uma "república das bananas" em decorrência da invasão do Capitólio na 4ª-feira (6.jan.21), ao qual ele chamou de "repreensível".

Em uma publicação no Twitter na noite de ontem, quinta (7.jan.21), Pompeo disse que esse tipo de comparação "revela uma compreensão falha das repúblicas das bananas e da democracia nos EUA".

Segundo ele, enquanto "a violência da turba determina o exercício do poder" nas chamadas repúblicas das bananas, nos EUA "os encarregados da aplicação da lei reprimem a violência da turba para que os representantes do povo possam exercer o poder de acordo com o Estado de Direito e o governo constitucional".

Embora não tenha sido mencionado por Pompeo, um dos críticos que fez a comparação que o secretário de Estado considera caluniosa foi o ex-presidente republicano George W. Bush, que governou o país de 2001 a 2009

Mas o que vem a ser “república das bananas”?

O criador do termo é um humorista e cronista estadunidense chamado O. Henry ele usava a expressão originalmente quando se referia a Honduras e foi apresentado no livro de contos curtos Cabbages and Kings, de 1904, ambientado na América Central.

"República", nessa época, era também um eufemismo de "ditadura". Alguns trechos do livro nos quais o termo é usado são:

Na constituição desta pequena e marítima república bananeira havia uma secção esquecida...

Nesses tempos tínhamos tratados com quase todos os países estrangeiros exceto Bélgica e essa república bananeira, Anchuria...