20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

DESRESPEITO

O silêncio de Regina Duarte sobre Rubem Fonseca e Moraes Moreira

Diante das perdas dos dois artistas de importância inegável na cultura nacional, a secretária não emitiu nem sequer um comunicado de pesar

A- A+

Em apenas três dias o Brasil perdeu dois grandes nomes da cultura: o compositor Moraes Moreira, que se foi na 2ª 13.abril e o escritor Rubem Fonseca, que se foi na 4ªfeira 15.abril.  Políticos e artistas divulgaram notas oficiais se despedindo das figuras ímpares para a educação brasileira. No entanto, a secretária da Cultura, Regina Duarte, se quer mencionou ou mesmo demonstrou seu respeito pelas obras deixadas pelos artistas. 

Regina é responsável por promover as políticas na área cultural a frente da secretaria de Cultura. Mas, o que reinou foi o silêncio absoluto. Nenhuma nota de pesar foi emitida nas redes oficiais da secretaria ou no perfil da atriz.

Sem nenhuma obrigação de fazer suas considerações enquanto atriz, ou mesmo demonstrar respeito pelos artistas, ela usou suas redes, mas para divulgar fotos pessoais, sem nenhuma nota de pesar, que como secretária de Cultura, seria de bom tom ao menos divulgar uma nota de pesar em lamento as perdas dos artistas que tanto colaboraram para a educação no país. 

Moraes Moreira fez história na música nacional ao formar com os amigos Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Dadi e Luiz Galvão o grupo Novos Baianos. Em carreira solo, lançou músicas essenciais da MPB e revolucionou o Carnaval da Bahia. Rubem Fonseca é um dos maiores nomes da literatura nacional e fez história ao retratar o pior e o melhor do Brasil em uma vasta obra de estilo cru e telegráfico – para se ter ideia de seu tamanho, há quem compare sua contribuição à de Machado de Assis. 

Nesse contexto, vale resgatar o discurso de Regina em sua cerimônia de posse, quando afirmou que “a cultura de um país é a sua alma, seu passado, seu presente, seu futuro”. Se a cultura é a alma de um país, o que significa seu silêncio perante a morte de dois nomes tão significativos da arte brasileira?

Em tempo: os governos estaduais de São Paulo e de Minas Gerais divulgaram nota de pesar pela morte de Rubem Fonseca. “Nossa literatura perdeu um de seus maiores nomes. Ficarão para sempre em nossas memórias seus romances e contos. E sua capacidade singular de retratar o Brasil e os brasileiros”, diz a nota de São Paulo. Em Minas Gerais, terra de Fonseca, a nota destacou a obra do escritor, considerando-o um dos “maiores cronistas brasileiros”.

O governo baiano também não esqueceu um de seus mais ilustres filhos e, em uma extensa nota, lamentou a perda de Moraes Moreira, dizendo que ele deixa um legado “indissociável da história da Axé Music e do carnaval moderno”.

Fonte: Veja.