25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Ibope

Pesquisa aponta que 82% dos brasileiros acreditam que país está no rumo errado

A- A+

A avaliação que os brasileiros fazem do país, principalmente, em relação à economia e à política piorou no primeiro ano do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), conforme aponta pesquisa realizada pelo Ibope divulgada nesta segunda-feira (25) na coluna de José Tolentino no jornal "Estadão".

Segundo pesquisa, 82% dos brasileiros acreditam que país está no caminho errado. Este é maior percentual desde 2003 data em que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu poder. Conforme coluna, o levantamento aponta que apenas 14% dos brasileiros acredita que país vai bem.

Conforme dados, o descontentamento com governo Dilma e consequentemente o pessimismo em relação ao futuro econômico e político do Brasil aumentaram progressivamente desde 2014, ano da eleição presidencial. Em julho de 2014, 53% dos brasileiros acreditavam que país estava no caminho errado. Em abril de 2015, esse percentual era de 75%. 

A pesquisa também mostra que insatisfação com governo Dilma é maior entre pessoas com maior poder aquisitivo (88%), entre jovens (88%), e população da região Sudeste (87%).

Quando assunto é política, os percentuais negativos são menores, mas mostram que a maioria dos brasileiros não tem esperança de ano mais tranquilo e produtivo em Brasília. Para 38% dos entrevistados, 2016 será pior politicamente enquanto 28% acreditam que será melhor que 2015 e 31% julgam que nada vai mudar politicamente em relação ao ano passado.