03 de agosto de 2021
Campo Grande 30º 14º

Assomasul disponibiliza equipes para auxiliar municípios a elaborar e implementar projetos com recur

A- A+

Com intuito de auxiliar os prefeitos a encaminhar documentos para os órgãos federais, ao solicitar recursos para os municípios, o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB) montou uma equipe de plantão permanente dentro da entidade. “Essa atitude é importante porque aproxima os prefeitos e nossa maior preocupação é que os recursos liberados cheguem ao local certo. Temos diversas prioridades como a saúde, por exemplo, não adianta prometer a emenda e não fazê-la chegar ao seu destino”, afirma o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).

Dessa forma, os gestores terão oportunidade de utilizar a estrutura técnica da Central de Projetos da entidade para elaborar os documentos necessários, respeitando o prazo da lei na hora de obter verbas. Segundo a Assomasul, a advertência sobre o cumprimento do prazo foi feita na manhã de hoje, durante uma reunião com os prefeitos e técnicos do governo, pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que é coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul em Brasília.

Vander garante que o trabalho se resume em correr contra o tempo. “Temos que nos dedicar e fazer um grande esforço para não perder recursos, ainda mais neste ano que temos eleição e o ano acaba sendo mais curto", explica.

O encontro contou ainda com a presença dos representantes da Sudeco, Caixa Econômica Federal, Funasa e MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Segundo Vander, as emendas individuais devem destinar cerca de R$ 161 milhões às prefeituras sul-mato-grossenses, porque cada um dos 11 congressistas (3 senadores e 8 deputados federais) tem direito a R$ 14,646 milhões.

Dany Nascimento