25 de junho de 2024
Campo Grande 29ºC

Puccinelli cria Escola de Assistência Social e destaca ações do governo

A- A+

O governador André Puccinelli (PMDB) assinou decreto, hoje, que cria a Escola de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, durante o Encontro Estadual de Assistência Social, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. Na oportunidade, o governo estadual entregou a certificação aos 990 trabalhadores participantes dos cursos do Capacita SUAS de Mato Grosso do Sul. A criação da Escola de Assistência Social no Estado era um sonho dos profissionais que atuam na área da assistência social, como destacou a secretaria estadual de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib. Para o governador, a construção da escola é uma conquista justa e vem coroar  todo o trabalho desenvolvido nestes dois anos pela equipe da secretaria, culminando coma capacitação dos servidores que atenderão pelo Sistema Único de Assistência Social.

Conquista

Ao saudar os formandos de cada município dos cursos do Capacita SUAS, Puccinelli realçou a gestão do Estado na área da assistência social, reconhecida nacionalmente como uma referência, e lembrou que trabalha com a secretaria Tânia Garib desde quando foi secretário estadual de Saúde, em 1983, na administração do ex-governador Wilson Barbosa Martins. “A criação da escola da assistência social é o ponto culminante das ações muito bem conduzidas”, disse ele.

Em cumprimento às diretrizes nacionais e estaduais para a gestão no âmbito do SUAS, A futura escola, subordinada à secretaria estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), terá por finalidade a promoção de capacitação, treinamento e especialização dos servidores da área; desenvolver estudos e pesquisas referentes à política da Assistência Social, entre outros. A execução dessas atividades vão acontecer mediante a cooperação e convênios com entidades públicas e privadas.

Homenagem

Durante a cerimônia, o governador André Puccinelli foi homenageado pelo Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de MS, com uma placa de prata. Presentes ao ato os deputados estaduais Antonio Carlos Arroyo e Junior Mochi, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Valdereis Freitas de Souza; conselheiros e gestores estaduais e municipais de Assistência Social, dirigentes de entidades socioassistenciais e formandos.

O Encontro Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Estado, comemora os 21 anos da Lei Orgânica de Assistência Social e finalização dos oito anos de gestão atual. O evento foi aberto às 8h, com a prestação de contas das ações realizadas na assistência social de 2007 a 2014, seguida de mesa redonda sobre o controle social (espaço de discussão, avaliação e reflexão sobre o atual momento da política de assistência social em Mato Grosso do Sul).

Karla Machado